5 cuidados que não podem faltar na logística da indústria farmacêutica - RV ÍMOLA

Blog

5 cuidados que não podem faltar na logística da indústria farmacêutica

RV Ímola 13/10/2022
172 Comentários

É com uma logística moderna e eficaz que geramos crescimento seguro e planejado em uma indústria farmacêutica que está em expansão. Nesse cenário de crescimento, os processos de armazenamento hospitalar estão entre as questões de maior preocupação dos gerentes do setor.

 

Medicamentos são mercadorias que demandam cuidados especiais durante as operações logísticas. Para adotar um processo de resultados positivos e poucas perdas de mercadorias, confira os principais cuidados que uma indústria farmacêutica precisa ter para colher eficiência no transporte e armazenamento hospitalar.

 

Como funciona o transporte hospitalar?

A logística é essencial para o êxito de qualquer negócio, e sua contribuição pode ser decisiva para o crescimento empresarial. O setor de medicamentos passa por uma intensa fiscalização, o que exige a adoção de métodos adequados para garantir a gestão de qualidade das mercadorias.

A cadeia de suprimentos no setor costuma ser dividida em cinco grupos, sendo eles indústria, distribuidores, farmácias, governos e hospitais. As estatísticas apontam que 70% da distribuição é realizada de maneira indireta (indústria para distribuidores) e 30% de maneira direta (indústria para revendedores ou consumidores). É fato que o funcionamento da logística de venda direta é mais simples, com o armazenamento de poucas unidades de manutenção de estoque e número reduzido de clientes. Por outro lado, a logística de venda indireta exige cuidados extras.

Entenda as obrigações no transporte e armazenamento de medicamentos

 

 

Quais são os 5 cuidados que não podem faltar na logística da indústria farmacêutica?

É fundamental contar com uma logística moderna que consiga atender às demandas de um mercado que tem se transformado. Alguns cuidados são muito eficientes neste processo.

 

  1. Adequação dos locais de armazenamento hospitalar

É preciso garantir que o ambiente de armazenamento hospitalar receba a higienização, iluminação e temperatura adequadas. A falta desses cuidados pode comprometer a integridade do produto e prejudicar o consumidor final. É imprescindível ter um controle rígido dos armazéns, estoques e centros de distribuição.

 

  1. Transporte hospitalar seguro e adequado

O transporte hospitalar precisa ser preparado com segurança, tanto durante a movimentação e acondicionamento dos produtos no veículo quanto durante o percurso. Para isso, as embalagens devem ser adequadas e cada medicamento deve ter suas particularidades respeitadas, como a necessidade de refrigeração, por exemplo. (além disso os carros precisam ser adequados, com manutenção constante, limpeza adequada, controle de pragas)

 

  1. Controle de temperatura

Alguns medicamentos exigem refrigeração especial e a grande maioria não pode sofrer exposição a altas temperaturas. Ou seja, fique atento ao controle de temperatura dentro e fora da fábrica. Para o armazenamento hospitalar, o uso de câmaras refrigeradas é indicado para garantir o controle da temperatura e conservação dos produtos. (na verdade todos os medicamentos exigem cuidados com a temperatura, a maioria não pode ultrapassar 30°C)

 

  1. Verificação de validade e gestão de estoque

Um controle rígido da validade dos estoques deve fazer parte dos cuidados rotineiros no setor farmacêutico. Medicamentos perdem sua eficácia e qualidade após a data de vencimento, e devem ser comercializados dentro do período indicado. Indicamos o método FEFO de armazenagem, em que o primeiro produto que entra é o primeiro que sai.

 

  1. Cumprimento de normas e determinações da ANVISA

O setor farmacêutico passa por uma intensa fiscalização, e é fundamental ter domínio das normas desses órgãos. São esses procedimentos que regulamentam a atuação das  indústrias farmacêuticas e asseguram a saúde e segurança dos consumidores.

 

Como gerenciar os riscos no armazenamento hospitalar de forma eficaz?

As boas práticas apresentadas possibilitam que sua indústria sofra menos com as perdas de produtos, ressaltando a importância da gestão de estoque eficaz e integridade física do consumidor. Tendo isso em mente, é de extrema importância contar com o auxílio de uma gestão logística hospitalar competente para potencializar seu negócio.

 

A RV Ímola busca o aprimoramento contínuo para garantir um serviço de qualidade, mantendo foco total na maior eficiência dos processos, qualidade do produto e respeitando todas as legislações vigentes necessárias para uma empresa de logística funcionar. Nosso propósito é desempenhar serviços de altíssima qualidade e, sobretudo, servir de forma proativa e sustentável.

 

Para uma logística eficiente, fale já com a gente.

 

Confira outros artigos do blog da RV Ímola. Acompanhe também nossas redes sociais: FacebookInstagram e Linkedin.

 

Por Adriana Oliveira

Por: Adriana Oliveira

Voltar