Armazenagem de medicamentos e descarte após o vencimento: como fazer - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos e descarte após o vencimento: como fazer

RV Ímola 27/07/2021
160 Comentários

Armazenagem de medicamentos é um processo que interfere diretamente na qualidade dos produtos e precisa ser feito com muita seriedade

 

Armazenagem de medicamentos é o processo logístico que visa manter a integridade de insumos e remédios mas, uma questão que também demanda atenção é o descarte correto dos produtos hospitalares após o vencimento.

 

Descarte de medicamentos e o impacto ambiental

 

armazenagem-de-medicamentosEsse cuidado que deve-se ter ao jogar fora um fármaco fora prazo de validade, se faz necessário uma vez que, mesmo sendo “inválido” para o consumo das pessoas, as substâncias que compõem os medicamentos podem prejudicar o meio ambiente. 

 

O impacto ambiental ocorre por meio desse descarte inadequado que acaba espalhando os medicamentos em lixões, estações de tratamento de água e esgoto e o próprio solo.

 

Postos de coleta de medicamentos

 

Por isso, existem postos de coleta autorizados pela ANVISA, que recebem o descarte de produtos hospitalares para, posteriormente, ser feita a deterioração cumprindo as normas ambientais. 

 Cuidados durante a armazenagem de medicamentos 

 

Logo, antes mesmo dos materiais hospitalares chegarem ao consumidor final, é preciso cuidar também de toda a logística que envolve a  armazenagem de medicamentos e isso envolve monitoramento da temperatura, luminosidade e umidade do ar. 

 

Além disso, no caso do armazenamento de medicamentos termolábeis, é necessário ter um sistema de cadeia fria e ambiente climatizado para a conservação da carga em perfeito estado. 

 

Todos esses fatores importam para maior durabilidade dessas substâncias após serem distribuídas nas farmácias e redes de saúde em geral.. 

 

Portanto, é nítido que a atenção necessária não é só na armazenagem de materiais hospitalares mas também durante o processo de descarte para que águas não se contaminem e nem animais possam vir a ingerir elementos químicos inapropriados que estão presentes nos medicamentos. 

 

A RV Ímola é uma empresa especializada em logística hospitalar, transporte refrigerado e armazenamento de medicamentos termolábeis, que oferece soluções inovadoras para a indústria farmacêutica e hospitais de diferentes portes. Com diversos prêmios recebidos, é referência em: consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. Vale a pena conhecer!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para mais informações sobre gestão logística hospitalar, transporte refrigerado e consultoria em logística.

 

Para mais notícias sobre gestão e armazenagem de medicamentos acesse aqui.

 

RV Ímola

Voltar