Armazenagem de medicamentos e o mapeamento térmico - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos e o mapeamento térmico

RV Ímola 31/03/2020
160 Comentários

Armazenagem de medicamentos deve ser feita de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sempre priorizando o controle de temperatura e umidade nos locais onde os produtos são estocados.

Esse cuidado na armazenagem de medicamentos é importante porque muitos remédios e vacinas são sensíveis ao calor e podem ter suas substâncias alteradas quando expostos a condições inadequadas. É importante que as empresas de logística hospitalar tenham atenção redobrada no transporte de medicamentos e invistam constantemente em infraestrutura para os sistemas de cadeia fria.

armazenagem-de-medicamentos-e-o-mapeamento-termicoA Anvisa exige a presença de um farmacêutico durante o transporte de medicamentos. Esse profissional também é extremamente relevante para acompanhar o trabalho nas fases de armazenamento e distribuição de medicamentos. Entre as atividades relacionadas ao farmacêutico, estão o cumprimento das regras da Anvisa, as observações de cada fabricante e o mapeamento térmico.

Esse processo de mapeamento térmico é bastante estratégico na logística de medicamentos porque ele visa assegurar a qualidade e integridade dos produtos por meio de registros de temperatura nos caminhões ou estoques. Trata-se de um trabalho minucioso para identificar pontos críticos, locais mais quentes ou mais frios e a estabilidade térmica dos ambientes.

Feito com o uso de sensores e outras tecnologias, o mapeamento térmico também diminui possíveis perdas de materiais armazenados por falhas dentro dos freezers, câmaras frias, caixas térmicas e outros ambientes climatizados. Sendo assim, fica claro que controle térmico é uma etapa altamente necessária no gerenciamento de materiais hospitalares.

Com logística hospitalar de qualidade, as chances de prejuízos na armazenagem de medicamentos são reduzidas e os pacientes têm mais segurança para utilizar os remédios durante o tratamento de inúmeras doenças.

A RV Ímola tem experiência comprovada em gestão de logística hospitalar e é reconhecida por oferecer soluções em logística cada vez mais inovadoras para clínicas e hospitais do Brasil.  Entre os serviços da empresa, estão: Cold Chain, consultoria em Logística, consultoria em Supply Chain, sistemas de logística e transporte refrigerado.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre outras logística hospitalar e armazenagem de medicamentos, acesse aqui.

Voltar