Armazenagem de medicamentos: entenda! - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos: entenda!

RV Ímola 20/12/2019
273 Comentários

Armazenagem de Medicamentos feita de forma planejada e segura garante que a indústria farmacêutica e hospitalar continue crescendo de forma sustentável no Brasil e no mundo.

Por serem extremamente sensíveis e demandarem cuidados especiais, a armazenagem de medicamentos precisa de uma gestão logística eficiente para não serem desperdiçados. Por esse motivo, a logística hospitalar tem se tornado um dos principais desafios do setor da saúde.

armazenagem-de-medicamentos-entenda

Muitos gestores recorrem aos serviços de logística e a uma consultoria em logística para conhecerem as melhores práticas do mercado, bem como para saber quais tecnologias devem ser usadas para garantir o correto controle de estoque.

Outro ponto importante é que os serviços de logística trazem mais segurança e mais qualidade para a armazenagem de medicamentos. Tudo isso graças aos modernos sistemas de cadeia fria e outros equipamentos para a armazenagem climatizada (antecâmara climatizada e docas climatizadas, por exemplo).

Diante deste cenário de busca por eficiência para a área da saúde e para o ramo farmacêutico, a contratação de empresas de logística tem sido cada vez mais relevante. Isso porque, além de possuírem toda estrutura necessária para a armazenamento e distribuição de medicamentos, essas empresas também conhecem as normas estabelecidas pela Anvisa e contribuem para a redução de custos nas unidades de saúde.

Os principais desafios relacionados à armazenagem de medicamentos incluem:

  • Adequação dos locais de armazenamento de medicamentos: armazéns, estoques e centros de distribuição devem passar por um controle rígido para assegurar que os produtos chegarão aos pacientes com suas propriedades preservadas. É preciso que esses ambientes estejam devidamente higienizados e recebam iluminação, ventilação e controle de temperatura adequados.
  • Transporte de medicamentos: as rotas para entrega e distribuição de medicamentos precisam ser pensadas de forma estratégica para evitar gasto desnecessário de tempo com locomoção. Vale lembrar que é preciso dar atenção às necessidades de cada medicamento e acomodá-los em embalagens apropriadas.
  • Controle de temperatura: os sistemas de cadeia fria são fundamentais para garantir a refrigeração adequada para cada tipo de medicamento.
  • Controle de validade e gestão de estoque: diversos sistemas e softwares oferecem suporte para o controle do estoque, evitando perdas de mercadorias vencidas e controle do que precisa ser comprado.
  • Cumprimento de normas e determinações dos órgãos reguladores: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é a responsável por monitorar e regulamentar a atuação das indústrias farmacêuticas, assegurando a saúde e segurança dos consumidores. Por esse motivo, é importante que os gestores e a equipe como um todo conheçam as normas para evitar multas ou danos à imagem da instituição. Isso é fazer gestão logística de qualidade!

Agora que já sabemos os principais desafios para a armazenagem de medicamentos, que tal conhecer o trabalho de uma empresa extremamente séria e que tem experiência reconhecida no ramo de logística hospitalar? A RV Ímola está presente nesse setor há mais de 16 anos, sempre atuando com a missão de oferecer qualidade, confiança e segurança aos clientes. Navegue e conheça mais sobre nosso trabalho!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre armazenagem de medicamentos e outras soluções em logística, acesse aqui.

Voltar