Armazenamento de medicamentos: como o ambiente pode afetar sua eficácia? - RV ÍMOLA

Blog

Armazenamento de medicamentos: como o ambiente pode afetar sua eficácia?

RV Ímola 04/05/2023
160 Comentários

Boas práticas de armazenamento de medicamentos são cruciais para a preservação da qualidade.

Cada medicamento tem sua maneira específica de ser. Sua composição, seja química, física ou microbiológica, exige cuidado e atenção para se manter estável durante o percurso desde a produção até o paciente. Qualquer alteração, muitas vezes, pode levar a variações prejudiciais e perdas de produto. Não só o custo do processo está em risco, mas a saúde do consumidor final ao qual o remédio estava destinado. 

Bruno sobre Armazenamento de medicamentos

Entender essa vida útil de cada fármaco e como ele se comporta é a primeira grande regra quando falamos de armazenamento e transporte de medicamentos, que podemos dividir em fatores intrínsecos e extrínsecos dentro da gestão hospitalar

 

Enquanto os fatores intrínsecos tem a ver com a fabricação do produto como métodos, técnicas, embalagens e princípios ativos e inativos usados; os extrínsecos se relacionam às condições ambientais que podem afetar o medicamento. 

 

Como o ambiente pode influenciar um medicamento?

Esses fatores externos ao fármaco podem ser separados em cinco categorias importantes para ficar de olho:

 

Temperatura

Principal responsável por alterações e deterioração em medicamentos, a temperatura pode induzir decomposições ou reações químicas que podem afetar a qualidade e eficácia de um fármaco, especialmente se for termolábil. Por isso, empresas da indústria farmacêutica como a RV Ímola costumam ter sistemas de gestão e controle de todo o processo como o nosso CLIF, meios de transporte exclusivos que mantêm as condições ao longo do percurso aguentando inverno e verão, e muitas outras tecnologias que ajudam na preservação deste item. 

 

Umidade

Outro índice ambiental que merece atenção é a umidade do ar próxima aos medicamentos. Dependendo da sua forma, estar mais úmido pode significar o crescimento de fungos e bactérias que afetam a estabilidade do fármaco de maneira irreversível.

 

Luminosidade

Como deve imaginar, assim como ficar embaixo do sol pode ser desconfortável para nós, os medicamentos também são sensíveis à luz do ambiente. O ideal é que a luminosidade seja natural ou com lâmpadas fluorescentes para melhor controlar os índices dos fármacos, evitando uma aceleração de reações químicas que pode causar adulteração.

 

Manuseio

Do armazenamento ao transporte dos medicamentos, a forma como são estocados e manuseados é fundamental para evitar alterações críticas no produto. Toda a equipe deve estar consciente dos itens que transportam para evitar qualquer falta de atenção. Na RV Ímola, por exemplo, nós fazemos questão de fazer treinamentos constantes com todos, até mesmo os motoristas, para garantir isso. 

 

Ventilação

A circulação de ar é outro fator crucial para a conservação das propriedades de um fármaco. Se forem necessárias temperaturas naturais, o armazenamento do medicamento precisa ter um espaço adequado entre cada item e o local deve ter janelas ou elementos vazados para facilitar a ventilação. No entanto, se precisar de um ambiente extremamente frio, a boa distribuição dos fármacos na câmara ou estufa ajuda a dar o espaço de respiro necessário. 

 

Nesse caso, uma boa solução é investir, assim como fazemos na RV Ímola, em uma armazenagem vertical ou uma cadeia fria, que é um sistema de conservação de produtos com temperatura e diversos outros fatores extrínsecos controlados que cumpre todas as normas do mercado.

 

Seja em pallets, prateleiras ou armários, o armazenamento do medicamento precisa ser feito a partir das regras legais e as instruções do fabricante, tendo o cuidado para que cada fator tenha a devida atenção e toda a equipe consiga garantir a gestão dos mesmos. Por isso é tão importante ter sistemas de controle, identificação e manuseio eficientes ou até mesmo contratar parceiros como a RV Ímola para ajudá-lo nesses quesitos. Afinal, temos mais de 20 anos de experiência no mercado e sabemos bem como lidar com as necessidades de produtos assim.

Por Bruno Vilela

 

Acompanhe mais notícias no nosso blog e redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Voltar