Armazenamento e distribuição de medicamentos: dicas! - RV ÍMOLA

Blog

Armazenamento e distribuição de medicamentos: dicas!

RV Ímola 03/07/2020
272 Comentários

Armazenamento e distribuição de medicamentos são atividades em expansão no cenário nacional graças à evolução da indústria farmacêutica e hospitalar.

Cada vez mais, o ramo da saúde e o segmento farmacêutico precisam de processos confiáveis de armazenamento e distribuição de medicamentos para evitar desperdícios e outras falhas que podem interferir na eficácia dos produtos. Por isso, é necessário seguir algumas regras no transporte refrigerado e no gerenciamento de materiais hospitalares.

armazenamento-e-distribuicao-de-medicamentos-dicasNeste artigo, vamos listar alguns cuidados básicos que devem ser tomados pelas empresas de logística hospitalar para garantir segurança e qualidade no armazenamento de insumos hospitalares.

A primeira recomendação vale tanto para os veículos de transporte de medicamentos quanto para os armazéns das unidades de saúde. É fundamental que esses locais sigam as recomendações da Anvisa e sejam higienizados com frequência. Além disso, precisam de boa iluminação e ventilação apropriada.

Outro ponto importante é o controle de temperatura. Ou seja, as empresas de logística hospitalar devem ter um rigoroso trabalho de mapeamento térmico nos estoques e nos caminhões. É fundamental, por exemplo, contar com tecnologias para medição de temperatura e embalagens adequadas para o armazenamento de medicamentos termolábeis.

Além disso, o gerenciamento de risco e o planejamento das rotas são questões muito relevantes para o transporte de medicamentos. Sendo assim, as equipes precisam estar bem preparadas para lidar com imprevistos nas estradas e devem conhecer as particularidades de cada tipo de carga para agir de forma estratégica em situações adversas.

Os profissionais envolvidos nos processos de armazenagem e distribuição de medicamentos também precisam ter conhecimento sobre gestão de estoque e sobre softwares fundamentais para controle de validade e organização das mercadorias. Esses recursos otimizam a logística de medicamentos e ajudam a identificar tudo o que entra ou sai dos depósitos, evitando desperdícios ou novas compras sem necessidade.

Se você busca uma empresa confiável para realizar um trabalho de excelência em armazenagem hospitalar, a RV Ímola é a melhor opção. Reconhecida no ramo da saúde por seus serviços inovadores, a companhia atua com transporte de medicamentos, gestão logística hospitalar, consultoria em logística, unitarização de medicamentos, Gestão inHouse e muito mais.

Para saber mais sobre armazenagem de insumos hospitalares e transporte de medicamentosclique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, acesse aqui.

Voltar