Blog

Armazenagem de medicamentos: 5 dicas essenciais

RV Ímola 03/03/2020
0 Comentários

Armazenagem de medicamentos é uma preocupação constante para a indústria farmacêutica e para o setor de saúde como um todo.

Com planejamento estratégico e com o auxílio das empresas de logística, é possível fazer a armazenagem de medicamentos de forma correta, evitando desperdícios e prejuízos causados por falhas no gerenciamento de materiais hospitalares.

Como já explicamos em outros artigos do blog, remédios e vacinas são produtos altamente sensíveis a fatores como luz, umidade e temperatura. Por este motivo, eles precisam de cuidados especiais durante as operações de logística. Nesse sentido, a armazenagem e distribuição de medicamentos devem seguir regras específicas e contar com infraestrutura adequada para garantir a qualidade dos produtos.

Neste artigo, vamos listar de forma resumida cinco dicas essenciais para garantir mais eficácia na armazenagem de produtos hospitalares. Confira abaixo!

1- Em primeiro lugar, os locais de armazenamento devem contar com higienização constante e ventilação. Esse tipo de cuidado na armazenagem de medicamentos deve ser observado pelo farmacêutico responsável pela atividade para que os produtos não estraguem nem percam suas propriedades terapêuticas. Somente dessa forma, os pacientes terão acesso a um produto seguro.

2- Outro ponto importante na armazenagem hospitalar é o controle de temperatura. Isso porque grande parte dos medicamentos disponíveis no mercado são sensíveis ao calor e precisam de atenção especial desde a hora em que saem da fábrica até a chegada ao paciente. Por este motivo, os sistemas de cadeia fria (ou Cold Chain) e o transporte refrigerado são extremamente eficazes para garantir a conservação dos insumos hospitalares durante as fases de armazenamento e distribuição de medicamentos. As câmaras refrigeradas, termômetros e docas climatizadas auxiliam neste controle de temperatura.

3- Na hora de fazer o transporte de medicamentos, é preciso checar se os produtos estão acomodados corretamente e em embalagens apropriadas para aguentar as distâncias de cada percurso. Para o armazenamento correto de medicamentos, é necessário, ainda, investir no monitoramento e rastreabilidade das cargas para agir de forma rápida em casos de acidentes, roubos ou problemas mecânicos nos caminhões. As empresas de transporte de medicamentos têm expertise neste assunto e contam com soluções bastante inovadoras para o ramo da saúde. Vale a pena conhecer!

4- Não se pode falar em armazenagem de medicamentos sem lembrar do controle de estoque. Isso inclui checar a validade de cada produto para que os medicamentos com prazo menor saiam primeiro dos centros de distribuição. Esse tipo de cuidado evita perdas desnecessárias e garante maior controle de tudo o que entra e sai dos estoques. Os parceiros logísticos possuem serviços cada vez mais tecnológicos para ajudar nesse processo de gestão logística hospitalar. Os mais usados são gestão InHouseunitarização de medicamentos e os sistemas de distribuição de medicamentos.

5- A quinta dica para ter sucesso na armazenagem de produtos hospitalares está relacionada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O setor farmacêutico e o ramo hospitalar passam por uma série de fiscalizações. Por isso, é preciso seguir à risca as melhores práticas do mercado e as normas os órgãos reguladores voltados tanto ao transporte de medicamentos como ao armazenamento de insumos hospitalares. Os gerentes da área de logística hospitalar devem conhecer bem todas as regras da Anvisa e capacitar suas equipes para o cumprimento da legislação. Esse é o caminho para evitar multas e garantir a credibilidade do setor da saúde.

A RV Ímola é uma empresa de logística reconhecida no cenário nacional por oferecer as melhores soluções em logística para armazenagem de medicamentos. Com quase duas décadas de atuação em transporte refrigerado, gestão de logística hospitalar e logística de medicamentos, já conquistou diversos prêmios e está sempre em busca de melhoria contínua para seguir em evolução.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber mais novidades sobre armazenagem de medicamentos.

Para mais notícias sobre outras soluções em logística e serviços de logística, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar