Armazenagem de medicamentos: cuidados - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos: cuidados

RV Ímola 22/10/2019
207 Comentários

Armazenagem de medicamentos em hospitais, drogarias ou até mesmo em casa é um assunto que requer cuidados especiais.

Por se tratar de um produto altamente sensível e com substâncias fundamentais para o organismo, os remédios precisam ser mantidos em temperaturas adequadas e longe da umidade ou do calor. Por este motivo, a armazenagem de medicamentos deve seguir uma série de cuidados.

armazenagem-de-medicamentos-cuidadosDurante o processo de logística, por exemplo, a armazenagem climatizada tem total relevância para evitar prejuízos causados pelas altas temperaturas. Nesse sentido, a armazenagem de medicamentos, o controle do estoque e a distribuição dos fármacos precisam contar com processos eficientes de cadeia fria, incluindo o uso de antecâmara climatizada e docas climatizadas.

Geralmente, os remédios ou outros insumos médicos devem ficar em temperaturas abaixo de 20 graus. Se a conservação não for seguida à risca pelas empresas de logística, os medicamentos certamente terão seu princípio ativo alterado, prejudicando pacientes que dependem do tratamento ou causando efeitos colaterais graves.

Sem contar que a falta de cuidados na armazenagem hospitalar e no transporte de medicamentos causa danos financeiros elevados às instituições de saúde. Para garantir a integridade física e a qualidade dos produtos, o armazenamento de insumos hospitalares precisa seguir as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ter um intenso controle de qualidade feito por profissionais qualificados.

A prevenção inclui checar a data de validade, a forma de empilhamento das caixas e a rastreabilidade do material. Também é necessário observar as regras de higiene durante o processo de distribuição, recebimento, manuseio e armazenamento dos medicamentos.

Diante desde cenário de constante busca por qualidade e eficiência, a RV Ímola está sempre pronta para oferecer as melhores soluções em logística, armazenagem hospitalar e transporte refrigerado. A empresa, que é especializada no segmento da saúde, conta com antecâmaras climatizadas, docas climatizadas e tudo o que é necessário para o transporte seguro de medicamentos.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, acesse aqui.

Voltar