Blog

Armazenagem de medicamentos: melhores práticas

RV Ímola 31/01/2020
0 Comentários

Armazenagem de medicamentos é uma atividade complexa e que exige responsabilidade das pessoas envolvidas neste processo.

Muito mais do que estocar os remédios em um local organizado, é preciso pensar no controle de temperatura, no transporte refrigerado, na higiene dos locais de armazenagem de medicamentos e na melhor forma para preservar suas propriedades.

armazenagem-de-medicamentos-melhores-praticas

Esse cuidado na armazenagem dos medicamentos deve ser seguido tanto pelas empresas de logística quanto pelos hospitais e fabricantes da indústria farmacêutica. Isso porque a qualidade dos medicamentos é o que vai garantir o sucesso no tratamento de inúmeras doenças e mais qualidade de vida para os pacientes. Dito isto, entendemos por que a armazenamento de insumos hospitalares é tão importante para o setor da saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é o órgão responsável por checar se as empresas de logística e as unidades de saúde estão cumprindo corretamente as normas para o armazenamento e distribuição de medicamentos. Além de seguir o que a Anvisa determina, é importante estar atento às melhores práticas do mercado para garantir mais eficiência aos processos logísticos e evitar multas.

Quando falamos em melhores práticas de armazenagem hospitalar, uma recomendação importante para manter a qualidade dos medicamentos é sempre treinar as equipes em assuntos como: processos de sanitização, vestuário adequado, gerenciamento de risco, controle de temperatura, cadeia fria, proteção individual, organização dos centros de distribuição, entre outros. O uso de sistemas tecnológicos para logística hospitalar também auxilia no controle de inventário e na gestão dos medicamentos.

Os profissionais envolvidos nos processos de armazenagem de medicamentos devem sempre zelar pela segurança e rapidez no processo de retirada destes itens. Para isso, é necessário seguir uma série de procedimentos técnicos e administrativos focados em rastreabilidade, controle, estocagem e preservação. Este último item, por exemplo, inclui a armazenagem refrigerada.

A RV Ímola, que atua com soluções em logística para o ramo da saúde desde 2002, conhece bem as melhores práticas do mercado e possui serviços de logística cada vez mais inovadores. Prova do investimento constante da RV Ímola em eficiência é que a empresa está alinhada com a RDC 304/2019 de Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos, publicada pela ANVISA no ano passado.

Essa novidade reforça que a RV Ímola possui um sistema de qualidade rigoroso voltado para a logística de medicamentos. Entre os diferenciais oferecidos pela empresa estão: armazenagem climatizada, antecâmara climatizada, docas climatizadas, consultoria em logística, gestão in house e muito mais.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre armazenagem de medicamentos e outras soluções em logística, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar