Armazenamento de medicamentos e a preservação de substâncias perecíveis - RV ÍMOLA

Blog

Armazenamento de medicamentos e a preservação de substâncias perecíveis

RV Ímola 06/07/2021
240 Comentários

Armazenamento de produtos hospitalares precisa ser feito de modo organizado para contribuir com a segurança do medicamento

 

Armazenamento de medicamentosArmazenamento de medicamentos tem função primordial para garantir a preservação das substâncias perecíveis que compõem os produtos hospitalares e demanda atenção redobrada em suas etapas logísticas. 

 

Processos que envolvem o armazenamento de medicamentos

 

E quando alertamos para a prudência que se deve ter durante esta armazenagem hospitalar, é porque este processo envolve dinâmicas que precisam ser bem executadas por uma equipe altamente capacitada como por exemplo:

 

    • Recebimento de medicamentos: é necessário verificar embalagens, prazos de validade e documentação da carga; 
    • Estocagem: o estoque deve ser totalmente sanitizado e higienizado estando em perfeitas condições para abrigar os medicamentos;
    • Conservação: empresas de logística hospitalar que oferecem este tipo de serviço precisam ter estrutura adequada com câmaras frias para o armazenamento de substâncias perecíveis e sensíveis;
    • Encaminhamento para distribuição: nesta última etapa, deve-se garantir que o medicamento vá chegar em perfeitas condições até o consumidor final e para isso, a frota precisa estar equipada com sistema de refrigeração para armazenar e transportar de forma correta estes materiais. 

 

 

Atenção à estabilidade dos medicamentos durante o armazenamento

 

Deste modo, o cuidado quanto a estabilidade das propriedades físico-químicas e microbiológicas precisa existir e também demanda cautela pois, mesmo ainda estando na validade, é possível que o armazenamento de medicamentos, se não for feito de acordo com as regras, possa vir a comprometer a eficácia das substâncias. 

 

Ainda sobre este ponto, quando se trata de vacinas, que nesse caso são classificadas como termolábeis, é preciso além de muita atenção, ter disponível um ambiente totalmente equipado e seguro como a Cadeia Fria. 

 

 

  •  Armazenagem de medicamentos termolábeis em Cadeia Fria

 

 

Sendo assim, o sistema de conservação especial, o qual denominamos de Cadeia Fria, assume papel protagonista durante esta armazenagem hospitalar.

Com ele, é possível controlar a temperatura e umidade do ar dentro do local onde a carga está estocada, reduzindo então a sinistralidade e o risco de ineficácia de insumos e medicamentos por más condições do ambiente. 

 

Portanto é notória que a armazenagem de medicamentos é de extrema importância para que não ocorra prejuízos às indústrias farmacêuticas e redes de saúde e, por isso, terceirizar uma empresa de logística hospitalar como a RV Ímola,  que executa este serviço com qualidade e competência, é a solução ideal. 

 

 

A RV é uma empresa especializada em logística hospitalar, transporte refrigerado e armazenamento de medicamentos termolábeis, que oferece soluções inovadoras para a indústria farmacêutica e hospitais de diferentes portes. Com diversos prêmios recebidos, é referência em: consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. Vale a pena conhecer!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para mais informações sobre gestão logística hospitalar e armazenamento de medicamentos. 

 

Para mais notícias sobre gestão logística, armazenagem hospitalar e transporte refrigerado, acesse aqui.

 

RV ÍMOLA

Voltar