Armazenamento e distribuição de medicamentos - RV ÍMOLA

Blog

Armazenamento e distribuição de medicamentos

RV Ímola 11/06/2019
240 Comentários

Armazenamento e distribuição de medicamentos, além de essenciais para o funcionamento da sua empresa, se tornaram um dos principais diferenciais competitivos.

Armazenamento e distribuição de medicamentos

E é aqui que eu entro com a RV Ímola: a fim de atender as necessidades dos meus clientes e seus consumidores, mantendo o padrão de excelência em todas as operações de armazenamento e distribuição de medicamentos.

Por isso, os cuidados diferenciados no transporte de medicamentos devem seguir o padrão da agência reguladora para garantir a qualidade dos insumos e atender às exigências estabelecidas pela legislação nacional e internacional.

Dito isto, faço do planejamento estratégico e da automatização dos processos da logística hospitalar da RV Ímola, elementos essenciais para possibilitar a simplificação das tarefas, a redução de custos e o aumento da produtividade. Por isso que, pra ficar bem explicado, separei os processos logísticos mais importantes para o bom desenvolvimento da sua empresa:

Gestão de estoque

Para que o armazenamento ocorra de forma mais eficiente, é importante, inicialmente, considerar os tipos das cargas (frágeis, inflamáveis, tóxicas, radiativa, pesada), quais serão os níveis de armazenamento, que tipo de estruturas serão precisas para a armazenagem e como se dará o mecanismo a ser utilizado no processo que envolve a logística de medicamentos.

O recebimento, a separação e o controle de estoque devem ser feitos de forma segura e descomplicada, sem aumentar custos ou comprometer a qualidade dos produtos.

Processo de conferência

É importante que aconteça de duas maneiras o processo de conferência do material: conferência quantitativa e conferência qualitativa.

Na forma quantitativa, verifica-se a quantidade de material recebido e se está de acordo com a quantidade de material faturado, além de pesagem, do volume, etc.  E, em seguida, ocorre-se a recontagem que servirá também para controle de estoque e ratificação das informações.

Na etapa qualitativa, uma inspeção técnica é realizada para garantir a qualidade e adequação da gestão de medicamentos com as condições acordadas. Para que a inspeção seja qualitativa, alguns conceitos devem ser levados em consideração, como: análise das características dimensionais e restrições de especificação.

Logística Hospitalar Integrada

Cabe à gestão de logística hospitalar ter um acompanhamento do que comprar, quando comprar e quanto comprar. Isso pode ser feito por meio de softwares próprios, que emitem relatórios completos e sempre atualizados.

Reforço, mais uma vez, a importância de você ter uma empresa que cuide de todo esse processo. Ter um operador terceirizado responsável pela sua logística integrada é mais uma garantia de qualidade. Os benefícios da logística hospitalar integrada são vários, com destaque para a redução de custos, o aumento da produtividade e a melhoria do relacionamento com os públicos estratégicos.

Monitoramento de mercadorias

Conforme já mencionado aqui, o processo de automatização confere maior segurança à armazenagem de medicamentos. E quando esta etapa é acompanhada por rastreio, via código de barras dos materiais, o nível de confiança só tende a aumentar. Realizar o acompanhamento do transporte de medicamentos, desde a sua saída até a entrada nos centros de distribuições é de extrema importância para o controle de estoque, da eficiência na administração e para que as práticas se tornem muito mais assertivas.

Sem um transporte de medicamentos eficiente — que garanta o recebimento e a entrega de mercadorias sempre no prazo estabelecido e com a preservação de todos os atributos dos produtos — o planejamento em logística certamente fracassará.

É por isso que sua empresa deve conhecer o competente trabalho realizado pela RV Ímola. Tenho uma equipe completamente capacitada para o transporte de medicamentos de forma segura e ágil. Através dela realizamos a armazenagem hospitalar e a logística de medicamentos de maneira eficiente e inovadora. Compartilhe seu projeto conosco, teremos o enorme prazer em atende-lo. E não se esqueça: alegria sempre!

por Roberto Vilela

Para saber mais, entre em contato conosco.

Para mais notícias, acompanhe as publicações do nosso blog!

Voltar