Blog

Armazenamento e distribuição de medicamentos: entenda!

RV Ímola 26/06/2020
0 Comentários

Armazenamento e distribuição de medicamentos exigem qualificação térmica dos equipamentos para garantir que os produtos terão suas propriedades preservadas, mesmo quando expostos a condições adversas.

É fundamental que os profissionais envolvidos neste tipo de atividade conheçam as melhores práticas do setor de logística hospitalar, a legislação e sigam as recomendações de cada fabricante. Os cuidados no armazenamento e distribuição de medicamentos são importantes para evitar prejuízos ao ramo da saúde e para assegurar a eficácia dos remédios e/ou vacinas no tratamento de doenças.

armazenamento-e-distribuicao-de-medicamentos-entendaAs recomendações para controle de temperatura, umidade e luz também valem para o transporte de medicamentos. Por este motivo, as empresas de logística hospitalar têm investido cada vez mais em soluções de cadeia fria para prestar um serviço de excelência à indústria farmacêutica e às unidades de saúde.

Entre as práticas mais comuns de qualificação térmica dos equipamentos para armazenagem de medicamentos e transporte refrigerado, estão: verificação das partes elétricas dos equipamentos de controle térmico, conferência de todos os itens operacionais e funcionalidades dos equipamentos e a qualificação do desempenho, que analisa a vazão do equipamento em diversas situações.

Vale lembrar que a instalação dos equipamentos para o mapeamento térmico precisa ser feita de forma planejada, levando-se em conta o tamanho de cada ambiente, as áreas mais cheias, os locais com maior exposição ao calor etc. Esses são apenas alguns dos caminhos para ter total segurança na logística de medicamentos e no armazenamento de insumos hospitalares.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar com atuação em todo Brasil, que oferece soluções inovadoras para transporte refrigerado, armazenagem de medicamentos, gestão logística hospitalar, consultoria em logística e muito mais. A companhia já foi premiada inúmeras vezes e está sempre em busca de melhorias para oferecer os melhores serviços para gerenciamento de medicamentos.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre logística hospitalar armazenamento de medicamentos, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar