Blog

Cadeia Fria e a logística de medicamentos

RV Ímola 27/12/2019
0 Comentários

Cadeia fria contribui para a preservação das propriedades dos medicamentos e deve ser uma preocupação constante das empresas de logística que atuam no ramo da saúde.

De forma resumida, podemos entender a cadeia fria como o conjunto de processos que garante o controle de temperatura durante as etapas de manuseio, armazenamento e transporte de mercadorias. Como remédios e vacinas são feitos com substâncias altamente sensíveis, a logística de medicamentos tem investido cada vez mais em novas tecnologias para garantir a qualidade desses produtos mesmo em condições adversas.

cadeia-fria-e-a-logistica-de-medicamentos

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 50% das vacinas produzidas em todo o mundo são entregues já deterioradas devido a falhas de armazenamento de insumos hospitalares ou no transporte de medicamentos. Por isso, a logística hospitalar é uma grande aliada para evitar prejuízos ao setor da saúde.

Somente com equipamentos modernos e com estrutura adequada de transporte climatizado é possível garantir que os medicamentos não terão a qualidade comprometida por fatores como temperatura, umidade e iluminação.

Nesse sentido, as empresas de logística acabam sendo fundamentais para o armazenamento e distribuição de medicamentos. Isso porque elas possuem conhecimento das melhores práticas do mercado sobre cadeia fria e seguem as diretrizes determinadas pela Anvisa para armazenagem climatizada.

Todas as regulamentações e normas precisam ser seguidas à risca para garantir total eficiência dos medicamentos e benefício aos pacientes que estão em tratamento de doenças. Esse é o caminho para uma logística hospitalar de qualidade para toda a sociedade!

A RV Ímola atua no ramo de gestão logística hospitalar há mais de uma década com soluções em logística de última geração. A empresa conta com antecâmaras climatizadas e docas climatizadas para dar mais segurança à armazenagem e ao transporte de medicamentos. Para saber mais sobre nossa infraestrutura de cadeia fria, entre em contato conosco.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre cadeia fria e outras soluções em logística, acesse aqui.

 

Deixe uma resposta

Voltar