Blog

Gestão de logística hospitalar: como ter mais eficiência?

RV Ímola 08/10/2019
0 Comentários

Gestão de logística hospitalar é um tema que merece atenção especial porque impacta diretamente a área financeira das instituições de saúde, podendo trazer prejuízos sérios para o negócio ou resultar em vantagens competitivas para clínicas e hospitais.

Quando falamos em gestão de logística hospitalar, devemos ter em mente que um processo de logística hospitalar eficiente e bem planejado vai beneficiar os pacientes com um atendimento de qualidade. Isso trará retorno positivo para a imagem da instituição, além de mais credibilidade e novos oportunidades de negócio.

As outras vantagens geradas pela gestão logística englobam o melhor controle de estoque, a redução de desperdícios, diminuição de custos com compras e armazenamento.

Vale lembrar que a correta logística de medicamentos contribui para que os remédios e insumos hospitalares cheguem aos pacientes de forma totalmente confiável e segura, evitando riscos de contaminação ou perda de componentes por falta de cuidado no transporte refrigerado.

Neste artigo, vamos listar algumas dicas úteis para tornar a gestão logística hospitalar mais satisfatória. Confira:

  • Faça o mapeamento dos processos

A gestão de logística hospitalar precisa estar sempre atenta às diferentes atividades do dia a dia, incluindo as solicitações de compras e armazenamento de insumos hospitalares, transporte climatizado etc. A ideia é que a empresa de logística de medicamentos tenha um olhar mais amplo sobre todos os procedimentos para perceber oportunidades de melhorias em cada etapa, antecipar riscos, treinar as equipes e sempre buscar maneiras de tornar o serviço mais ágil.

  • Atenção ao centro de distribuição

Como os medicamentos e outros insumos hospitalares são produtos altamente sensíveis e que merecem atenção redobrada, as empresas de logística precisam valorizar a importância da cadeira fria (ou cold chain). Os centros de distribuição devem contar com ambientes climatizados e espaços adequados para a armazenagem de medicamentos. Vale ressaltar que é fundamental seguir as regras estabelecidas pela Anvisa para evitar prejuízos ou multas.

  • Busque processos automatizados

Uma logística hospitalar de qualidade necessita de investimento constante em tecnologia. Isso inclui, por exemplo, o uso de sistemas automatizados de gestão de estoque para evitar erros e garantir o fluxo correto das informações. Um sistema desse tipo traz mais produtividade porque evita a perda de tempo com preenchimento manual de planilhas e ainda oferece mais integração com os sistemas das instituições de saúde.

  • Rastreabilidade e monitoramento constantes

Outra medida fundamental para a gestão logística hospitalar é o monitoramento dos medicamentos e outros materiais por meio de códigos de barras ou rastreamento das cargas. Esse cuidado permite avaliar ao certo todas as movimentações dos insumos hospitalares desde a saída para distribuição até a sua chegada ao destino final. Tudo isso contribui para a gestão eficiente do estoque e reduz as chances de falhas.

  • Crie metas e acompanhe o desempenho

Assim como acontece em qualquer processo de gestão, a logística hospitalar precisa ser feita de forma planejada e estratégica para garantir resultados eficientes e gerenciamento de risco constante. É fundamental que os gestores e todos os profissionais envolvidos na gestão logística se empenhem para evitar desperdícios e oferecer um serviço de qualidade.

Nesse sentido, a criação de metas de desempenho ajuda a avaliar a performance das empresas de logística, fazendo com que elas busquem os melhores resultados e novas formas de trazer mais eficiência à logística.

A RV Ímola, empresa de logística hospitalar reconhecida nacionalmente pela qualidade dos seus serviços, segue as orientações citadas neste artigo e possui as melhores soluções em logística e gestão hospitalar, entre elas: Gestão InHouse, Gestão Logística, Cadeia Fria, Unitarização e Dispensação. Conheça nossos diferenciais e saiba por que estamos entre as melhores do setor!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar