Logística de medicamentos: adeus ao desperdício! - RV ÍMOLA

Blog

Logística de medicamentos: adeus ao desperdício!

RV Ímola 14/08/2020
239 Comentários

Logística de medicamentos é uma atividade fundamental para garantir o equilíbrio financeiro de clínicas e hospitais.

Muita gente não imagina, mas os índices de desperdício no serviço hospitalar podem chegar a 30%, especialmente por falhas na armazenagem de insumos hospitalares ou problemas no transporte refrigerado. Por este motivo, acredito que a logística de medicamentos tem sido cada vez mais estratégica para auxiliar a boa administração das unidades de saúde.

logistica-de-medicamentos-adeus-ao-desperdicioAlém de contribuir para a sustentabilidade financeira dos hospitais e para um serviço mais seguro aos pacientes, as empresas de logística hospitalar também possuem soluções inovadoras para o gerenciamento de medicamentos. Um bom exemplo são os softwares que permitem maior rastreabilidade na armazenagem hospitalar e mais eficiência na realização de novas compras.

Outro diferencial da logística farmacêutica é a unitarização de medicamentos, que consiste no processo de preparar e identificar os medicamentos para serem administrados aos pacientes de maneira personalizada e totalmente confiável.

Eu sempre costumo dizer em meus artigos que capacitação e conhecimento são as melhores alternativas para ter êxito em qualquer atividade. No gerenciamento de medicamentos não é diferente.

Nesse sentido, é bastante válido, em minha opinião, que os gestores das unidades de saúde ofereçam treinamentos constantes às equipes e recorram à consultoria de logística para acompanhar metas, pensar em melhorias e alcançar excelentes resultados no dia a dia de trabalho.

Sem dúvidas, essa é a maneira correta para estar em dia com as boas práticas da logística hospitalar e ficar longe dos erros que só trazem desperdício!

A RV Ímola é uma empresa de logística que oferece serviços de qualidade para o ramo da saúde. Com diversos prêmios e reconhecida em todo o país, a companhia atua com transporte de medicamentos, controle de estoque, armazenagem e distribuição de insumos hospitalares e muito mais. Vale a pena conhecer para ter mais eficiência nos sistemas de distribuição de medicamentos. Esta é a minha alegria!

Por Roberto Vilela

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre gestão logística hospitalar armazenamento de medicamentos, acesse aqui.

Voltar