Blog

Logística hospitalar: benefícios para a vida dos pacientes

RV Ímola 11/10/2019
0 Comentários

Logística hospitalar é um processo que gerencia de forma planejada e estratégica a aquisição, movimentação, armazenagem e distribuição de materiais médicos, incluindo medicamentos, vacinas, equipamentos e outros insumos hospitalares.

Um dos principais objetivos da logística hospitalar é proporcionar um serviço de qualidade, que coloque a vida dos pacientes em primeiro lugar e ofereça o melhor custo-benefício às instituições de saúde.

logistica-hospitalar-beneficios-para-a-vida-dos-pacientes

Segundo um levantamento da consultoria McKinsey, os insumos hospitalares são responsáveis pelo segundo maior custo de clínicas e hospitais, ficando atrás apenas da folha de pagamento. Isso reforça a importância de uma gestão de logística hospitalar eficiente para evitar prejuízos desnecessários e valorizar a vida das pessoas.

Nesse sentido, é fundamental que as empresas de logística busquem a melhor tecnologia e se renovem para oferecer soluções que administrem de forma eficaz a entrada e saída de medicamentos e outros insumos dos hospitais. O uso de sistemas modernos para o controle do estoque, por exemplo, garante maior segurança e gerenciamento de risco durante o processo logístico.

Outro ponto importante é o treinamento constante das equipes em relação às regras da Anvisa para a logística de medicamentos. Os processos operacionais da logística hospitalar devem ser detalhados, escritos e bem divulgados a todos os envolvidos neste tipo de atividade.

Quando o assunto é transporte de medicamentos, devemos ter em mente que estes produtos são extremamente sensíveis e podem interferir no tratamento de inúmeras doenças. Para que os remédios não percam suas propriedades por falhas no controle da temperatura ou outros cuidados, empresas de logística precisam ter um sistema de cadeia fria (também chamada de cold chain) que ofereça transporte climatizado e refrigerado não apenas nas rotas, mas também durante o armazenamento de insumos hospitalares e a chegada ao destino final.

No ramo da logística e gestão hospitalar, a empresa responsável pela gestão de logística hospitalar deve disponibilizar um Sistema de Gestão Logística que permita ao cliente acompanhar o fluxo de informações, além de contar com sistemas de monitoramento e rastreamento. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) acredita que cerca de 20% dos medicamentos adquiridos pelos hospitais públicos e privados são desperdiçados todo ano por falta de controle ou dificuldades da gestão.

Diante de um cenário de desafios e necessidade constante de aprimoramento, as empresas de logística hospitalar devem trabalhar em parceria com seus clientes, sempre pensando em oportunidades de melhorias e em novas maneiras de otimizar a gestão do fluxo de recursos dos hospitais e a logística de medicamentos.

Na RV Ímola, a preocupação em oferecer um serviço de qualidade faz parte da rotina de toda a equipe. Graças às suas soluções em logística e à adoção das melhores prática do mercado, a companhia é reconhecida nacionalmente pela excelência no setor de gestão logística. No ano de 2018, a RV Ímola recebeu o prêmio de Melhor Empresa na categoria Soluções para Cadeia Fria, o que comprova sua dedicação em vencer desafios e estar à frente da concorrência.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar