Blog

Logística hospitalar é um investimento necessário

RV Ímola 07/02/2020
0 Comentários

Logística hospitalar precisa ser executada de forma planejada e organizada para garantir o sucesso das instituições de saúde.

Quando falamos em sucesso, nos referimos aos resultados financeiros positivos e ao aumento da competitividade diante da concorrência. Outro ponto importante proporcionado pela logística hospitalar é a oferta de um serviço de qualidade aos pacientes.

logistica-hospitalar-e-um-investimento-necessario

Resumidamente, a gestão logística hospitalar engloba controle de estoque, Armazenamento de insumos hospitalares, logística de medicamentos, armazenamento refrigerado, transporte de medicamentos e todos os cuidados que essas atividades necessitam. Nesse sentido, a contratação de empresas de logística especializadas no ramo hospitalar tem se tornado uma prática cada vez mais comum na atualidade.

Graças à expertise dessas empresas, clínicas e hospitais podem otimizar seus processos internos, reduzir custos, evitar desperdícios e ter maior controle de tudo o que entra e sai das unidades. Vale salientar que as empresas de logística conhecem as melhores práticas do mercado e as diretrizes determinadas pela Anvisa para a gestão logística hospitalar. Esse conhecimento é importante para o gerenciamento de risco e para trazer mais eficiência ao setor da saúde como um todo.

Os gestores da área de saúde devem priorizar a contratação de parceiros logísticos com profissionais qualificados e que conheçam as rotinas de um hospital. Além disso, é fundamental que as empresas de logística ofereçam estrutura física e tecnologias voltadas para a cadeia fria e para a logística de medicamentos.

O trabalho de logística também é altamente relevante para a indústria farmacêutica, que desenvolve diariamente produtos sensíveis e que precisam de cuidados especiais no controle de temperatura. Os processos logísticos ajudam a garantir a rastreabilidade e a segurança dos medicamentos desde a produção até a distribuição ao consumidor final.

Dito isto, está mais que comprovado que uma gestão logística eficiente contribui para o desenvolvimento estratégico das unidades de saúde do país e para a correta gestão de medicamentos. Esse é o caminho para que clínicas e hospitais conquistem mais êxito e ofereçam o melhor atendimento para seus públicos de interesse. O setor de saúde está cada vez mais exigente e cabe ao ramo da logística hospitalar acompanhar este cenário desafiador.

A RV Ímola, empresa de logística premiada e reconhecida no mercado por sua excelência, possui soluções em logística de qualidade. Sempre atenta às boas práticas deste mercado, a RV Ímola está alinhada com as regulamentações da Anvisa para assegurar qualidade durante distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos. Entre os serviços de destaques da empresa para o ramo hospitalar, estão: Controle de estoque, Gestão InHouse, Gestão Logística, Cold Chain, Unitarização, Dispensação.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre outras soluções em logística, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar