Tecnologia em gestão hospitalar: principais desafios - RV ÍMOLA

Blog

Tecnologia em gestão hospitalar: principais desafios

RV Ímola 07/06/2019
242 Comentários

Tecnologia em gestão hospitalar representa um importante avanço no cenário da saúde, devido a sua alta capacidade estratégica.

E a expectativa é que o Brasil chegue em 2021 ocupando o quinto lugar no segmento farmacêutico do mundo. Embora seja uma importante peça do quebra-cabeça, a automação da tecnologia em gestão hospitalar ainda tem muitos desafios pela frente.

Um deles é a melhoria de seus processos, buscando  atender consumidores cada vez mais exigentes, que demandam agilidade e, em muitos casos, serviços exclusivos nas entregas. Esse novo comportamento transformou o setor logístico que, aliado a empresas de tecnologia, estão inovando a automatização dos processos de identificação e do sistema de logística.

A RV Ímola, por exemplo, adquiriu recentemente o equipamento Logimat, da fabricante SSI Schaefer, que nada mais é do que um sistema de armazenagem vertical e automação logística que facilita a acomodação e o picking dos produtos a fim de aprimorar os serviços oferecidos.

Mas, nesse contexto, ainda existem outros desafios que devem ser observados:

  • Falta de integração: A integração entre indústria, distribuidora e farmácia ainda não acontece porque a maioria delas não possuem sistemas integrados de automação entre si, o que otimizaria o tempo e diminuiria as probabilidades de erros no sistema de logística.
  • Entraves do transporte: Nem todas as transportadoras, independente do modal que praticam, têm sistemas adequados para realizarem, por exemplo, o rastreamento da carga, exigido pela ANVISA. O que não é o caso da RV Ímola que, além de todas as licenças regulamentares, possui o sistema de gestão logística (CLIF) e monitoramento de temperatura com transporte refrigerado.
  • Falta de preparo/treinamento com as mudanças: Afinal, de que adianta um sistema eficiente se os colaboradores não estão preparados para trabalhar com o mesmo? Portanto, o maior desafio aqui está em preparar os colaboradores, oferecendo treinamentos e suporte para as transformações que uma automatização traz pro sistema de logística.

A tecnologia em gestão hospitalar é fundamental para a automatização dos processos. Por isso, a RV Ímola tem como principal objetivo, facilitar a armazenagem e o transporte de medicamentos de forma segura e ágil focada na logística hospitalar e farmacêutica, sempre dentro do que prevê a Anvisa.

Convidamos você para conhecer mais da nossa empresa, que atende São Paulo e outras cidades do Brasil.

Entre em contato com nossos consultores e acesse também a nossa página do Linkedin para mais informações.

Voltar