Transporte de medicamentos: conheça as regras! - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos: conheça as regras!

RV Ímola 09/10/2020
240 Comentários

Transporte de medicamentos é uma atividade repleta de responsabilidades e cuidados especiais.

Como a maioria dos remédios e vacinas são extremamente sensíveis ao calor e à umidade, as empresas especializadas em transporte de medicamentos precisam investir em infraestrutura, tecnologia e treinamentos constantes para evitar falhas que possam comprometer a estabilidade dos produtos.

transporte-de-medicamentos-conheca-as-regrasEm primeiro lugar, é fundamental que o transporte refrigerado seja feito de acordo com as exigências da Anvisa e sempre com o acompanhamento de um farmacêutico. Este profissional cuidará dos detalhes que envolvem a segurança, qualidade e higiene das cargas.

Para alcançar êxito na logística de medicamentos, também é necessário ter atenção especial aos documentos obrigatórios para movimentação de insumos hospitalares, incluindo o Certificado de Regularidade Técnica do Conselho Regional de Farmácia, Autorização de Funcionamento de Empresa cedida pela Anvisa, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e a Autorização de funcionamento emitida pela prefeitura.

As empresas de transporte de medicamentos devem utilizar softwares de monitoramento térmico e os caminhões de transporte refrigerado precisam ser equipados com baús climatizados, micro containers e isopor. Além disso, as caixas que condicionam os medicamentos devem ser adequadas e do tamanho correto para evitar avarias e vazamentos de produtos.

Outra questão importante para o gerenciamento de materiais hospitalares envolve a rastreabilidade das cargas e o planejamento estratégico das rotas. Esses cuidados são essenciais para não expor os medicamentos a riscos e a longos percursos sem necessidade.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar que já foi premiada várias vezes por oferecer um serviço de excelência em transporte de medicamentos. Com clientes em todo o Brasil, a companhia atua com armazenagem hospitalar, unitarização de medicamentos, consultoria de logística, gestão InHouse e muito mais. Vale a pena conhecer e contratar!

Imagem: Pixabay

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre gestão logística hospitalar e transporte de medicamentos, acesse aqui.

Voltar