Blog

Transporte refrigerado de medicamentos: desafios

RV Ímola 17/03/2020
0 Comentários

Transporte refrigerado de medicamentos necessita de atenção constante e investimento em infraestrutura adequada para manter a qualidade e propriedades terapêuticas dos remédios.

As empresas de logística que atuam com transporte de medicamentos devem estar sempre em dia com as normas estabelecidas pela Anvisa a fim de evitarem multas ou prejuízos aos cofres da saúde ou da indústria farmacêutica. Quando falamos em transporte refrigerado, devemos ter em mente que este tipo de trabalho engloba desde medicamentos mais comuns até hemoderivados, vacinas e insulinas.

transporte-refrigerado-de-medicamentos-desafios

A maioria dessas cargas são sensíveis ao calor e à umidade e por isso precisam de um rígido controle de temperatura. Além disso, a Anvisa exige a presença de um farmacêutico durante o transporte refrigerado de medicamentos para que este profissional verifique as condições da armazenagem de insumos hospitalares e monitore todo o sistema de cadeia fria.

O transporte em veículos refrigerados ainda é um grande desafio para o segmento da saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 25% das vacinas produzidas no mundo não chegam ao destino final por falhas relacionadas à logística de medicamentos. Isso gera prejuízos gigantescos ao setor e ainda prejudica o acesso dos pacientes a produtos de qualidade.

A melhor maneira para evitar esse tipo de problema e preservar as substâncias dos medicamentos é redobrando a atenção nas fases de armazenagem de medicamentos e transporte refrigerado. Os caminhões e os estoques precisam de embalagens específicas, higiene e acompanhamento frequente de profissionais da saúde. As empresas de transporte de medicamentos devem manter suas equipes treinadas e em dia com as melhores práticas do mercado. Para isso, vale a pena contratar uma consultoria em logística.

Além de ter baús, termômetros, caixas térmicas, geladeiras e outros equipamentos de refrigeração para a armazenagem de medicamentos, os parceiros logísticos também precisam pensar de forma estratégica nas rotas de cada entrega, sempre levando em conta o tempo de cada percurso, a quantidade de remédios a ser entregue, a validade dos produtos, o tempo de exposição a fatores externos e a qualidade do isolamento.

Esse é o caminho para que o consumidor final receba um produto com total segurança e em perfeito estado de conservação.

A RV Ímola é uma empresa especializada no transporte refrigerado de medicamentos e com soluções inovadoras para logística hospitalar. Sempre atenta às regras da Anvisa e em busca da melhoria contínua de seus processos, a companhia já foi premiada diversas vezes por oferecer serviços eficientes de: armazenagem de medicamentos, armazenagem hospitalar, gestão logística e Cold Chain.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre transporte refrigerado, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar