Transporte refrigerado merece atenção redobrada - RV ÍMOLA

Blog

Transporte refrigerado merece atenção redobrada

RV Ímola 11/02/2020
241 Comentários

Transporte refrigerado é algo essencial para o sucesso da logística de medicamentos.

Apesar disso, o consumidor final não imagina, mas entre as fases de fabricação e venda nas farmácias, os remédios passam por uma série de etapas. Para garantir que eles cheguem aos pacientes de forma segura e com qualidade, as empresas de logística cumprem as determinações do setor e estão sempre alinhadas com as boas práticas do mercado por meio do transporte refrigerado.

transporte-refrigerado-merece-atencao-redobrada

Os cuidados envolvendo o transporte de medicamentos são importantes porque esses produtos são altamente sensíveis e podem perder componentes se ficarem expostos às altas temperaturas ou à umidade. Nesse sentido, as empresas de logística precisam oferecer soluções cada vez mais inovadoras para o gerenciamento de risco no transporte de medicamentos.

Vale lembrar que as empresas de logística, como é o caso da RV Ímola, precisam ter autorização da Anvisa para funcionar e evitar multas. Nos dispositivos legais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Portaria 1.052/98 e a Resolução nº 329/99), ficam estabelecidas regras relacionadas ao pagamento de taxas, documentações obrigatórias e outras especificações. O Conselho Federal de Farmácia é outro órgão que também fiscaliza o transporte de medicamentos.

Entre as práticas mais comuns no transporte refrigerado e na gestão de medicamentos, estão: presença de um farmacêutico para verificar o andamento dos processos, veículos equipados com baús refrigerados, capacitação das equipes, higienização constante, uso de embalagens e compartimentos apropriados para controle de temperatura, planejamento das rotas para otimizar os percursos e rastreamento das cargas para o gerenciamento de riscos.

Eu tenho orgulho de afirmar que a RV Ímola é referência neste segmento de atuação e reconhecida pela excelência nos serviços de gestão logística hospitalar e logística de medicamentos. Prova disso é que estamos totalmente alinhados com a RDC 304/2019 de Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos. Isso reforça nossa busca constante por qualidade e processos eficientes!

E vocês acham que vamos parar por aí? Posso afirmar com todo meu coração que não. Minha missão é continuar contribuindo para um mundo ainda melhor, mais sustentável e para o avanço do setor da saúde. E é por isso que conto com pessoas empenhadas em meu time. Somos uma empresa de logística focada no futuro! Essa é minha alegria!

Por Roberto Vilela

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber das novidades.

Para mais notícias sobre outras soluções em logística e transporte refrigerado, acesse aqui.

Voltar