Como a tecnologia ajuda na prevenção de perdas de medicamentos? - RV ÍMOLA

Blog

Como a tecnologia ajuda na prevenção de perdas de medicamentos?

RV Ímola 26/05/2022
272 Comentários

Investir em tecnologia pode ser decisivo para um fármaco chegar até o paciente como deveria.

Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), as principais causas para o desperdício de remédios em 2014 e 2015 foram validade vencida e armazenagem incorreta, que acarretaram em uma perda de R$16 milhões.

Tais dados mostram como é essencial adotar estratégias eficientes para prevenção de grandes perdas como estas e garantir que esses remédios cheguem ao consumidor final com sua eficácia intacta. Dessa forma, além de melhorar a gestão de qualidade no processo, é importante investir na tecnologia que irá assegurar um monitoramento mais preciso das condições necessárias.

Antes de mais nada, o ideal é identificar quais são as causas das perdas em cada caso para, assim, adequar as atividades às normas para o transporte de medicamentos e todo o resto do processo exigidas pelo fabricante do produto e pelos parâmetros internacionais. 

Feito isso, a tecnologia se torna a melhor solução para assegurar a eficiência dos procedimentos e reforçar a segurança dos métodos usados. Até mesmo a ANVISA tem resoluções como a RDC 304/2019, que recomenda o uso de sistemas mais eficientes para o controle de temperatura de fármacos sensíveis e mostra a importância de investimentos na área.

Com a automação de processos, a empresa consegue controlar fatores como umidade, temperatura e manuseio no armazenamento e transporte de medicamentos, mas também tem grande potencial em:

– Auxiliar no monitoramento da temperatura, da produção ao consumidor final;

– Garantir confiança no transporte de termolábeis;

– Elevar a precisão no controle de todos elementos;

– Aumentar a segurança e reduzir os erros humanos;

– Criar rotas inteligentes que garantam melhor aproveitamento de tempo e conservação do remédio;

– Otimizar o rastreamento das etapas e gerar relatórios de cada operação.

Tendo em vista todos esses benefícios, fica fácil entender porque, na RV Ímola, investimos constantemente em tecnologia para otimizar os processos, e reduzir custos e erros. Com um sistema WMS próprio e todos os cuidados em cada etapa do caminho percorrido pelo medicamento até chegar ao paciente, aumentamos as possibilidades de sucesso e garantimos maior qualidade no armazenamento e no transporte de medicamentos realizados.

 

 

 

 

 

 

 

Por Adriana Oliveira.

Voltar