COMO VOCÊ ESPERA RECEBER SUAS COMPRAS DE SUPERMERCADO NOS SERVIÇOS DE DELIVERY? - RV ÍMOLA

Minuto com a Qualidade

COMO VOCÊ ESPERA RECEBER SUAS COMPRAS DE SUPERMERCADO NOS SERVIÇOS DE DELIVERY?

RV Ímola 26/10/2022
261 Comentários

Quando compramos alimentos de temperatura ambiente, alimentos congelados e produtos para limpeza nas redes de supermercados esperamos que os produtos venham separados respeitando a compatibilidade entre os materiais, garantindo a segurança e minimizando o risco de contaminação entre eles, quanto maior a rede naturalmente esperamos que o nível de qualidade acompanhe sua magnitude.

Trabalhar em uma empresa dedicada para operações de armazenagem e transporte de medicamentos e produtos para saúde nos deixa “viciados” em organização e levamos um pouco da nossa rotina para nossas casas.

Imagine a seguinte situação…

  • Campainha toca e descemos para receber os materiais, primeiramente nós olhamos o carro e esperamos que o veículo que traz nosso alimento esteja limpo e organizado, em seguida começamos a verificar quais as condições os pacotes chegaram. Esse momento é crucial pois podemos identificar avarias no ato do recebimento.

Tudo OK?!

  • Levamos os volumes e iniciamos a conferência dos itens um a um. Será que recebemos exatamente tudo que compramos? Existe avarias? As solicitações das reposições e devoluções de produtos com desvios ocorrem nesse momento.

NÃO TEM NADA OK!!!

  • O iogurte veio vazando e manchou os demais itens da sacola, colocaram o congelado junto com o pão e o descongelamento molhou a embalagem de papel, ainda me mandaram diversos matérias com vencimento curto impossibilitando o uso de toda quantidade comprada!

 

Estabelecer critérios de recebimento garante que as boas praticas de transporte e armazenagem sejam seguidas, assim minimizando prejuízos e retrabalho, mas como isso funciona na pratica?

A Política de Recebimento de Mercadorias define os critérios que as transportadoras e fornecedores que entregam na RV Imola devem seguir, o principal objetivo é garantir que os itens recebidos estejam seguros e em condições de consumo de acordo com o preconizado pelo fabricante, além de agilizar o fluxo operacional nas instalações da RV Imola.

A elaboração da Política de Recebimento de Mercadorias foi baseada nas diretrizes da RDC Nº 430, DE 8 DE OUTUBRO DE 2020, em especial a Seção IV (recebimento e expedição), onde existe a instrução para conferencia da carga e instruções para o tratamento de desvios identificados nessa etapa importante da cadeia logística.

Ana Lucia Oliveira – Assistente de Qualidade – GRU I

Ariane Cafe – Assistente de Qualidade – GRU II

Voltar