Dados logísticos: por que empresas de logística precisam ser guiadas por dados? - RV ÍMOLA

Blog

Dados logísticos: por que empresas de logística precisam ser guiadas por dados?

RV Ímola 20/07/2023
161 Comentários

A cultura Data Driven olha para o Big Data e vê uma oportunidade de crescimento na cadeia logística.

Hoje, o mundo é 4.0. Cheio de tecnologia e inteligência artificial, qualquer processo é automatizado e monitorado da melhor maneira possível. Isso gera dados e mais dados que nenhum humano dá conta, mas isso não significa que sua empresa precise ficar perdida com esses números. 

 

Essas informações podem ser valiosas para um negócio perceber falhas e encontrar oportunidades e, assim, otimizar seu funcionamento. Essa transformação digital está em todas as áreas de uma empresa, mas é ainda mais importante na área de logística hospitalar, afinal, medicamentos são produtos que precisam de extremo cuidado e precisão, algo que a tecnologia nos proporciona com louvor. 

 

Pode-se dizer que dados logísticos são essa gestão de ferramentas que nos ajudam a processar informações e rastros gerados pelo armazenamento e transporte de fármacos, tais quais o CLIF usado pela RV Ímola, por exemplo. 

 

Assim, esses dados podem criar insights sobre o comportamento dos clientes, as tendências do mercado e as áreas ou rotinas que exigem melhorias, além do funcionamento do negócio como já mencionamos. Isso tudo faz as tomadas de decisões e planejamento serem cada vez mais robustos e confiáveis, focando na realidade da empresa.

 

Então, quais são as vantagens dos dados logísticos?

Não podemos negar que os dados existem e vão afetar empresas, a gente queira ou não. Por isso, entender o que eles significam e aprender a analisá-los é uma forma inteligente de usar a tecnologia a nosso favor e conquistar melhorias a partir disso. 

 

  • Melhorias na operação

Obter dados de todo o processo e fazer um monitoramento das tarefas de logística dão maior qualidade não só para o medicamento – por causa do controle de índices cruciais como temperatura e umidade -, mas também ao serviço que sua empresa propõe. Como já falamos, o sistema CLIF ajuda a RV Ímola nesse sentido. 

 

Do recebimento, conferência e separação em lote dos medicamentos até a entrada em uma unidade de consumo ou casa do paciente, o CLIF nos ajuda no gerenciamento e acompanhamento do estoque com diversos módulos de operação para gerar relatórios e se conectar com o sistema do cliente para garantirmos que todas as indicações do fabricante sejam cumpridas. 

 

  • Otimização da demanda

Um sistema inteligente consegue identificar padrões de comportamento tanto de consumidores quanto de fornecedores. Dessa forma, com antecedência, é possível entender as flutuações de demanda e, assim, evitar perdas e diminuir riscos de determinadas ações.

 

  • Produtividade na distribuição

Custo e benefício são dois itens essenciais para qualquer empresa. Por isso, sistemas que otimizam certas ações fazem toda a diferença. Na RV Ímola, usamos o Logimat como um grande aliado no armazenamento de medicamentos, criando uma redução de até 90% da área necessária para armazenamento e ainda até 70% do espaço ocupado nos trajetos e atividades de picking. 

 

Além disso, nossos veículos de transporte contam com rotas inteligentes que dão maior agilidade e segurança para o processo, evitando roubos de carga e encontrando formas mais rápidas de chegar ao destino. 

 

  • Redução de custos

Ao eliminar erros e otimizar processos, a tecnologia naturalmente mexe com um ponto importante de qualquer empresa: os custos. Ao fazer uma boa gestão de dados logísticos, é possível evitar certas problemáticas e agir para fazer a empresa crescer e funcionar como deve.

 

Por esses e outros motivos que a RV Ímola se orgulha tanto de ter a tecnologia como aliada do nosso trabalho e entende como as empresas devem aderir às vantagens competitivas que esse tipo de inovação proporciona.

 

Essa é a minha alegria!

 

 

 

por Roberto Vilela

Voltar