Distribuição de medicamentos: inovação é fundamental. - RV ÍMOLA

Blog

Distribuição de medicamentos: inovação é fundamental.

RV Ímola 18/04/2024
262 Comentários

Distribuição de medicamentos é uma atividade complexa que exige uma rede de apoio minuciosa. 

O número de farmácias só aumenta. Seus portfólios, também. Existem unidades que recebem cinco entregas de distribuidores diferentes no mesmo dia… Isso significa mais caminhões nas ruas, mais rotas complexas a serem cumpridas e uma logística que precisa ser ajustada e detalhada para evitar perda de qualidade, tempo ou dinheiro. A distribuição de medicamentos moderna tem seus obstáculos, e precisamos descobrir como lidar com eles. 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), os maiores desafios da indústria dos últimos anos têm sido a descentralização, a inovação e a logística de medicamentos. Afinal, é crucial saber navegar por essas demandas e se manter atualizado para continuar relevante no mercado. 

 

Como vencer os desafios da distribuição de medicamentos atual?

 

Descentralização

Quando falamos de descentralização, nada mais é que um processo dentro das empresas que tira o planejamento e a tomada de decisões de um poder único e autoritário, e o distribui, dando autonomia para outras camadas do negócio. Dessa forma, cargos de liderança existem em maior quantidade com maior poder para fazer mudanças e ajudar na cultura corporativa. 

Pode-se dizer que essa forma de gerenciamento das distribuidoras de medicamentos é uma forma importante de instaurar uma cultura colaborativa e troca de experiências que gerem maior riqueza de soluções, aumentando essa rede de parceria entre os stakeholders.

 

Inovação

Além das próprias mudanças culturais corporativas serem importantes para a inovação, investir em tecnologia também traz muitos benefícios. Por incrível que pareça, ainda é algo que poucas empresas de transporte e armazenagem de medicamentos fazem no ramo, o que significa que é uma ótima forma de se diferenciar. 

Devidos as ferramentas que unem a agilidade da tecnologia com profissionais bem treinados que a produtividade de empresas de logística como a RV Ímola só aumenta e, consequentemente, de seus clientes também. 

Afinal, é com sistemas bem conectados de gestão logística e controle de estoque como o CLIF que podemos controlar índices como umidade e temperatura durante todo o trajeto do produto para garantir sua eficácia. Outro exemplo é nossa armazenagem de medicamentos vertical Logimat, que elimina ocorrência de erros e gera economia de espaço, ergonomia e segurança. 

Cada ferramenta e tecnologia nos auxilia a construir uma rotina mais segura e produtiva para nossos clientes, oferecendo um serviço ainda mais eficaz que se encaixa no mercado atual de distribuição de medicamentos

 

Logística

Já deu para perceber como cuidar de todos esses detalhes da logística de medicamentos pode ser trabalhoso, não é? É por isso que uma boa rede de distribuição precisa de parcerias consistentes, ágeis e experientes, algo nem sempre fácil de encontrar. 

Em nossos 20 anos de história, a RV Ímola sempre apostou formas de aprimorar suas atividades e, assim, vencer cada desafio que a indústria farmacêutica traz. Por isso, é tão importante garantir os melhores parceiros ao seu lado. Parceiros como a RV Ímola.

Essa é a minha alegria!

Por Roberto Vilela.

Voltar