Entenda as obrigações no transporte e armazenamento de medicamentos - RV ÍMOLA

Blog

Entenda as obrigações no transporte e armazenamento de medicamentos

RV Ímola 05/05/2022
273 Comentários

Produtos hospitalares necessitam de cuidados na hora do seu transporte e armazenamento.

 

Desse modo, as empresas transportadoras devem obedecer às diversas diretrizes da ANVISA e outras regulamentações que asseguram o transporte e armazenamento dos medicamentos.

 

Sendo assim, confira abaixo algumas obrigações das transportadoras exigidas pelas leis brasileiras. 

 

Diretrizes legais para o transporte de medicamentos

 

Entenda as obrigações no transporte e armazenamento de medicamentosO transporte de medicamentos no Brasil é assegurado por algumas resoluções e portarias. Dessa forma, a Portaria nº1.052 estabelece as normas para a concessão de Autorização de Funcionamento para empresas que oferecem a atividade de transporte de produtos farmacêuticos.

 

Além disso, as empresas de transporte de medicamentos precisam obedecer algumas diretrizes da ANVISA durante a movimentação da carga, como, monitorar a temperatura da carga, realizar a limpeza adequada no veículo de transporte e entregar os medicamentos somente às empresas autorizadas e licenciadas.

 

Regulamentação do armazenamento dos medicamentos

A segurança dos medicamentos para o seu armazenamento é definida pelas Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos (Resolução-RDC nº 304). Assim, para o armazenamento da carga, é preciso obedecer a uma série de normas, como: as áreas de armazenagem devem ter acesso restrito e os medicamentos não podem ser colocados diretamente no chão. 

Conforme resolução da ANVISA, todos os estabelecimentos que exercerem atividades relacionadas a distribuição, armazenagem ou transporte de medicamentos devem necessariamente dispor de um sistema de gestão da qualidade. Além disso, todas as partes envolvidas nas etapas de produção, armazenagem, distribuição e transporte são responsáveis pela qualidade e pela segurança dos medicamentos.

 

A Rv Ímola conta com estruturas climatizadas, cadeias frias e transportes refrigerados, itens essenciais para oferecer um serviço de qualidade e segurança de transporte e armazenamento aos nossos clientes. 

 

As normas e as  diretrizes da regulamentação do armazenamento e do transporte de produtos farmacêuticos envolvem práticas legais que visam, por fim, a segurança e a qualidade dos produtos. 

 

Portanto, é evidente que, quando se trata dessas obrigatoriedades, a empresa responsável por essa atividade precisa seguir todas as diretrizes estabelecidas pelos órgãos responsáveis.

 

 

 

 

 

 

 

Por Patricia Moreni

Voltar