Para se manter competitivo, um negócio precisa lidar com dados de forma estratégica.
Com o mercado atual em constante movimento, empresas precisam ter tempo de resposta cada vez menores e otimizar processos que acompanhem as mudanças, permitindo que melhorem suas estratégias comerciais para se destacar da concorrência.
Dessa forma, o Business Intelligence (BI), ou Inteligência Empresarial, surgiu exatamente para apoiar gestores e profissionais na tomada de decisão de seus negócios.
Na essência, o BI é um conjunto de processos sustentado pela tecnologia que nos permite analisar dados e entender o panorama de uma empresa.
Quando falamos da área da saúde, transporte e armazenamento hospitalar, o Business Intelligence pode ser de grande utilidade, já que é um setor que exige precisão e cautela, especialmente por causa da preservação da qualidade dos fármacos manipulados.
Quais são os benefícios do Business Intelligence?
No passado, gestores precisavam fazer a coleta de dados e informações da empresa de maneira manual, o que criava muitas falhas, atrasava processos e dificultava o aproveitamento de oportunidades de negócio, de maneira que o Business Intelligence permite uma economia de tempo, entre outros ganhos, para a gestão comercial ser mais eficiente.
Apuração de custos operacionais reais
Com um sistema automatizado, é possível ter agilidade ao conseguir dados do negócio e entender o que está funcionando ou não. Ao obter informações em tempo real e históricos, é possível notar padrões e reduzir custos a partir disso.
Na RV Ímola, por exemplo, investimos em algumas melhorias que nos ajudaram na redução de custos. Temos uma esteira que separa os produtos de acordo com o local de entrega, o que otimiza a seleção no transporte hospitalar.
Além disso, nosso armazém vertical Logimart reduz o espaço utilizado pelo armazenamento dos medicamentos em 90% e ajuda na integração de outros processos, promovendo redução nos trajetos percorridos.
Otimização da logística
Quem trabalha com transporte hospitalar, sabe bem que qualquer alteração na rota pode fazer muita diferença no produto final. Com o BI, é possível ter sistemas de gerenciamento ao seu dispor que vão facilitar a identificação de falhas no processo como um todo.
Dessa forma, ao compreender o problema, é possível elaborar um plano de ação, eliminar gargalos e conseguir melhores resultados que impactem até mesmo na saúde financeira da empresa ao longo prazo.
Melhoria na tomada de decisão
Como mencionado, o acesso a dados mais rápidos do Business Intelligence permite que gestores possam ter informações mais precisas e próximas da realidade para analisar com maior facilidade o que podem fazer para manter o nível do serviço e a lucratividade adequada. Assim, a empresa ganha estratégia e se torna mais competitiva no mercado.
Por estes e outros motivos, é essencial que uma empresa da área de saúde invista em tecnologias que possam ajudá-la a coletar, analisar e visualizar dados para, assim, colocar tudo que aprende a partir deles em ação.
Na RV Ímola, por exemplo, dispomos um sistema próprio de gestão de estoque e distribuição de medicamentos, assim como controle em farmácias intra-hospitalares, chamado CLIF que, interconectado com outras tecnologias, nos auxilia a deixar nosso serviço cada vez melhor e garante a eficácia dos produtos que transportamos.

Não só isso como o CLIF nos permite integrar com outros sistemas de clientes e criar relatórios gerenciais, o que mostra, mais uma vez, como a Inteligência Empresarial pode ser útil para todo o processo.
As possibilidades são imensas e acreditamos que, com uma cultura movida por dados, um negócio pode ter uma gestão mais inteligente e garantir estratégias comerciais que farão toda a diferença para o crescimento da empresa.