Em situações cotidianas podemos cometer pequenos deslizes que ao longo do tempo podem gerar proporções inimagináveis, mas que muitas vezes podem ser facilmente resolvidos e futuramente evitados, se você conhecer a causa raiz do problema.
Já pensou ser o detetive Sherlock Holmes por um dia?
Quando um crime acontece para poder desvendá-lo é necessária uma investigação minuciosa das pistas e a interrogação dos suspeitos e testemunhas, para então identificar o que ocorreu e quem são os envolvidos, para que assim a justiça seja feita!
E o mesmo pode ser aplicado quando temos um problema, em que buscamos sempre solucioná-lo o mais rápido e da melhor forma possível, mas para tal precisamos descobrir quais as suas causas.
Pois é, quando nas operações de transportes, armazenagem e hospitalar ocorrem problemas de maior criticidade como extravio de cargas, ocorrências envolvendo medicamentos controlados pela portaria nº 344/98, excursões de temperatura, avarias, faltas, problemas com veículos, entre outros, nós da qualidade entramos em ação.
Mas como?
Quando são identificadas não conformidades elas são registradas através da abertura de ocorrências (OC), que após a avaliação da equipe de melhoria contínua, podem ou não tornar-se um relatório de não conformidade (RNC), a partir disso com o auxílio das demais equipes envolvidas, como armazenagem, transportes, frota, farmacêuticos, Customer Service e rastreamento, reunimos todas as informações a respeito do caso que está sendo investigado, para que, possamos identificar o que as causou, para dar uma solução aos clientes, reconhecer nossas falhas e acertos, e implantar ações que evitem que o problema volte a acontecer. Além de monitorar as ações em andamento a fim de garantir a sua eficácia.
Assim como o detetive Sherlock Holmes tem seu parceiro Drº Watson que o auxilia a desvendar os crimes, precisamos do envolvimento de todos, para que juntos também possamos sanar e evitar os futuros problemas e trabalhar sempre para uma melhoria contínua.
Equipe da Qualidade