Gestão comercial: 5 dicas para ter sucesso - RV ÍMOLA

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Gestão comercial: 5 dicas para ter sucesso

RV Ímola 23/02/2023
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A gestão comercial é a área dentro de uma organização que se relaciona com todas as transações do setor comercial, lidando diretamente com atividades de compra e venda de produtos ou serviços. Sua importância dentro da empresa é enorme, afinal, é ela que organiza ações contínuas para melhorar o processo das vendas e o controle dos resultados, e sabemos que esses são fatores críticos para o crescimento de um negócio e o aumento de seus lucros.

 

Gestão comercial é essencial para o crescimento de uma empresa

 

Na RV Ímola, levamos a gestão comercial a sério para posicionar nossas soluções em distribuição e armazenagem de forma relevante no mercado. No post de hoje, trago algumas dicas que vão te inspirar a ajustar sua gestão comercial, deixando-a mais estratégica para alcançar sucesso:

 

1 – Crie um planejamento para as vendas

Além de garantir a boa qualidade dos seus produtos e serviços, planejar as vendas é crucial. Para isso, capacite seus vendedores, estabeleça um plano de remuneração por meritocracia e realmente ofereça todas as condições para que eles possam vender cada mais e melhor. Ferramentas tecnológicas, como um sistema de gestão de vendas adequado para automatizar o processo, podem ajudar. Esses softwares facilitam a integração dos controles que sua empresa precisa seguir e emitem relatórios administrativos que beneficiam a tomada de decisões.

 

2 –  Defina suas metas com clareza

Procure identificar quanto sua empresa precisa vender, seja em um mês ou um ano, para alcançar o faturamento e a liquidez que você espera para crescer no mercado. A partir disso, fica mais claro direcionar esforços para concretizar o objetivo.

 

3 – Lance ofertas e promoções

Mantenha os custos sob controle para visualizar a margem de lucro de cada produto para o seu negócio. Assim, dá para movimentar as vendas através de ofertas atrativas para o cliente. Outra forma de reduzir preços é fazer negociações com os fornecedores por meio de parcerias ou compra de lotes maiores.

 

4 – Controle seus estoques cuidadosamente

Um controle de estoques eficaz possibilita ter disponível a quantidade certa de produtos para venda. Evitar a escassez dos produtos buscados pelos clientes ou o excesso de itens que não têm tanta saída interfere diretamente na liquidez do seu negócio. Vale a pena investir em um sistema eficiente de controle de estoques que esteja integrado com os caixas e os computadores usados pelos vendedores. Se você possui mais de uma loja e um centro de distribuição que supre todas elas, esse sistema integrado ganha ainda mais relevância, afinal, dá para identificar facilmente a disponibilidade dos itens e evitar perder uma venda.

 

5 – Engaje a equipe

Inspire sua equipe a desenvolver um senso de propriedade sobre o negócio. É importante que seu time entenda que o sucesso das suas vendas também proporciona ganhos e benefícios para os profissionais que vestem sua camisa. Crie um plano de carreira baseado em desempenho para que os colaboradores se sintam mais engajados na busca pelo crescimento, afinal, gestão comercial também é sobre liderar e gerenciar pessoas.

 

Espero que essas sugestões sejam úteis para a expansão do seu negócio. Continue acompanhando nossos artigos para aprendermos cada vez mais sobre posicionamento, gestão e atuação no segmento comercial.

 

 

 

Por: Rui Freitas

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