Gestão de medicamentos e a integração das áreas durante o processo logístico - RV ÍMOLA

Blog

Gestão de medicamentos e a integração das áreas durante o processo logístico

RV Ímola 16/09/2021
281 Comentários

Gestão hospitalar exige boas práticas e normas a serem cumpridas e cuidado com as integrações das áreas precisa ser redobrado.

 

Gestão de medicamentos na farmácia hospitalar é integrar, de forma funcional, os processos de produção, armazenamento, controle e distribuição de remédios dentro de clínicas e hospitais. 

 

Gestão de medicamentos em farmácia hospitalar

 

Gestão de medicamentosE para essa farmácia hospitalar funcionar com eficiência, é necessário organização, investimento em tecnologia para otimizar os processos e uma excelente gestão de medicamentos. 

 

Além disso, é preciso colocar em prática um passo a passo que se inicia pelo mapeamento dos itens que constam no estoque do setor em questão até o uso da tecnologia para rastreabilidade e monitoramento dos medicamentos. 

 

Dicas importantes para o bom funcionamento da logística hospitalar:

 

Primeiramente, é importante listar o que é necessário para a farmácia hospitalar funcionar, assim, é possível ter uma noção sobre recursos e custos. Uma ótima forma de fazer essa lista é mapeando produtos, custos, entradas e saídas. 

 

Outra medida que evita erros na gestão hospitalar e possibilita maior controle das prescrições dos medicamentos, é padronizar a nomenclatura desses fármacos.

 

Ainda sobre ter uma estrutura competente dentro do hospital, ter total controle sobre os itens estocados evita desperdícios e permite uma estimativa de próximas compras. Com o uso de softwares é possível fazer a rastreabilidade de pedidos, retiradas de medicamentos e quantidade disponível. 

 

 

  • Sistemas integrados na gestão de medicamentos

 

 

Deste modo, na logística e gestão hospitalar o ideal é que se tenha um sistema integrado 

entre todas as áreas para que a equipe fique ciente de toda a movimentação que ocorre no dia a dia do hospital. 

 

Alguns benefícios da integração de informações na gestão de suprimentos e logística hospitalar:

 

  • Ajuda a manter a qualidade de produtos pois tem acesso facilitado à validade de cada fármaco;
  • Otimização de custos e redução de prejuízos;
  • Prontuário eletrônico para a equipe ter noção sobre dosagens e medicamentos que são frequentemente prescritos aos pacientes;
  • Monitoramento de todo o processo de distribuição dos medicamentos.

 

Portanto, para uma gestão de medicamentos funcionar de forma excelente em uma farmácia hospitalar, integrar os sistemas e equipes é essencial para que se tenha um controle universal sobre todo o funcionamento e rotina do setor.

 

A RV Ímola conta com sistemas que geram mais excelência à logística hospitalar. A empresa utiliza tecnologia avançada para agilizar e racionalizar as operações, trazendo mais segurança aos processos e reduzindo possíveis prejuízos. 

Entre em contato e saiba mais!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre gestão de medicamentos, acesse aqui.

Voltar