Gestão hospitalar e Supply Chain: como a tecnologia pode ajudar a vencer desafios? - RV ÍMOLA

Blog

Gestão hospitalar e Supply Chain: como a tecnologia pode ajudar a vencer desafios?

RV Ímola 13/07/2023
262 Comentários

A cadeia de suprimentos hospitalares pode ser otimizada de muitas formas com a ajuda de softwares de gestão hospitalar e sistemas da área.

 

Como qualquer empresa, um hospital exige uma rede de apoio indispensável para o seu funcionamento. Recursos humanos, área financeira, comercial, equipamentos, estoque de medicamentos, salas de cirurgia, leitos, transporte, fornecimento de alimento e diversas outras áreas que compõem um verdadeiro universo baseado em performance de excelência. A diferença, claro, é que qualquer gargalo ou erro nessa cadeia de suprimentos pode acabar custando vidas. 

 

Dessa forma, toda essa logística exige precisão e atenção ao detalhe para garantir que o fluxo de pacientes flua bem e que os medicamentos que são transportados até lá e armazenados no hospital mantenham suas propriedades, evitando qualquer alteração em eficácia e qualidade. 

 

Cada etapa se torna fundamental para garantir que os pacientes sejam bem cuidados no final desse ciclo.

É necessário um alinhamento de objetivos, parcerias estratégicas com fornecedores, estratégias de suprimentos e integração das áreas. E muitas vezes a tecnologia entra como um facilitador desse fluxo complexo.

Quais são os principais desafios da cadeia de suprimentos hospitalares?

 

Por sua grande amplitude e complexidade, vários itens e atividades entram em questão quando falamos de uma boa gestão hospitalar. A cada demanda, uma das maiores dificuldades é administrar com precisão determinados procedimentos e controlar os gastos da cadeia de suprimentos. 

 

Além disso, é um processo que exige grande colaboração dos participantes dessa cadeia, tendo necessidade de uma boa integração e dados assertivos, coisa que nem sempre é comum, especialmente porque o setor ainda tem dificuldades em obter processos automatizados e perder controle de certas etapas do processo. 

 

E é aí que chegamos no principal desafio: o investimento muito baixo em infraestrutura tecnológica muito comum na área hospitalar, apesar da tecnologia já ter provado inúmeras vezes como pode ajudar e trabalhar em conjunto com essa cadeia para fazê-la evoluir. 

 

Como superar as dificuldades da gestão hospitalar com tecnologia?

A tecnologia tem se tornado fundamental para o funcionamento da gestão hospitalar hoje em dia, especialmente quando pensamos na quantidade cada vez maior de demandas que surgem todos os dias em um hospital de grande porte. É por meio dela que eles conseguem chegar a um nível satisfatório de automação que garanta uma maior facilidade de gestão dessas necessidades assim como uma maior precisão de cada etapa.

 

Na RV Ímola, por exemplo, conseguimos ver esses benefícios com muita clareza. Ao fazermos logística hospitalar, armazenamento e transporte de medicamentos, conseguimos aprimorar nossos serviços por meio do CLIF, um software de WHS e Supply Chain que desenvolvemos para ajudar a unificar informações e monitorar o trajeto do medicamento desde sua chegada em nossos armazéns até seu destino final, seja ele um hospital ou o paciente. Além de controlar esse estoque e logística, ele permite que nossos clientes conectem seus sistemas de ERP com o nosso para acompanharem tudo. 

 

Outra tecnologia importante que implementamos foi o armazém vertical da Logimat, que reduz o espaço necessário para transporte e armazenagem de medicamentos garantindo que índices como calor e umidade permaneçam dentro das especificações dos fabricantes e da ANVISA. 

 

Existem diferentes tipos de equipamentos e tecnologias que podem melhorar essa logística e gestão hospitalar, cabe à empresa encontrar parceiros e sistemas que atendam suas necessidades como devem, construindo uma cadeia de suprimentos otimizada e funcional.

Acesse nosso blog e nossas redes sociais para saber mais: FacebookInstagram e Linkedin

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por: Patrícia Lazzarini

Voltar