Gestão logística: como impulsionar o setor farmacêutico? - RV ÍMOLA

Blog

Gestão logística: como impulsionar o setor farmacêutico?

RV Ímola 18/10/2019
281 Comentários

Gestão logística é um dos fatores que mais contribuiu para a evolução do setor farmacêutico no Brasil.

Mesmo diante de um cenário de instabilidade econômica e forte concorrência, as projeções de crescimento são bastante favoráveis. A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa estima que, em 2021, o país alcance a marca de 5º maior mercado industrial farmacêutico do mundo, o que é uma excelente notícia para o setor de gestão logística.

gestao-logistica-como-impulsionar-o-setor-farmaceuticoEsse momento extremamente positivo me faz pensar que precisamos estar cada vez mais atentos às melhores práticas de gestão logística. O olhar estratégico para a logística e gestão hospitalar é essencial para que consigamos acompanhar o fortalecimento do setor farmacêutico no Brasil, além de nos tornarmos parceiros fundamentais para esse mercado.

Segundo a Anvisa, a indústria registrou faturamento de R$ 63,5 bilhões em território nacional somente no ano de 2016, com a venda de 4,5 bilhões de embalagens de produtos. Para 2019, este número deve ser até 12% mais alto. Já parou para pensar em como esses dados crescentes são desafiadores para a logística de medicamentos? E como devemos estar prontos para atender às expectativas do setor farmacêutico?

Inovação, novas tecnologias, busca constante por conhecimento e preparação das equipes são questões que devem estar sempre entre as prioridades das empresas de logística hospitalar que prestam serviços para a indústria farmacêutica. É esse tipo de pensamento que eu costumo disseminar em meus treinamentos com gestores e outros profissionais envolvidos na gestão logística.

Sem um serviço de logística eficiente, que envolva desde o controle do estoque até o uso de sistemas de cadeia fria (Cold Chain), não há como ir além. Mais do que nunca, o ramo farmacêutico necessita de empresas de logística com expertise comprovada para gestão de riscos e que busquem incansavelmente novas tendências de mercado.

Dito isto, deixo aqui minha reflexão sobre a gestão logística: de que forma podemos inovar e pensar em novas soluções para ajudar o setor farmacêutico a se desenvolver de forma segura e sustentável?

Posso garantir que, aqui na RV Ímola, o crescimento sustentável do setor de saúde brasileiro é prioridade máxima. Não é à toa que fomos eleitos uma das empresas de distribuição de medicamentos mais confiáveis do mercado e eleita pela indústria farmacêutica como Top Transporte 2019.

Nossa infraestrutura moderna para a logística hospitalar e transporte de medicamentos e nossos profissionais experientes são parte essencial desse sucesso.

Vamos juntos continuar nessa trajetória de progresso. Afinal, está é e sempre será minha alegria!

Por Roberto Vilela

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, acesse aqui.

Voltar