Produtos hospitalares, incluindo vacinas e medicamentos de diversas categorias, precisam de cuidados durante o manuseio, armazenagem e transporte para que não ocorra a perda da sua eficácia.
Além do cuidado que os integrantes envolvidos no processo precisam ter, os ambientes que abrigam esse tipo de material devem estar sempre higienizados, sanitizados e seguindo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Boas práticas na armazenagem dos medicamentos
A higiene ambiente e o controle de temperatura são de extrema importância para preservação dos medicamentos mas, todo o processo logístico precisa ser devidamente fiscalizado desde o recebimento dos produtos, tendo que verificar embalagens, datas de validade e documentação até a chegada às farmácias hospitalares e pacientes.
Em relação a limpeza do centro de distribuição ou veículo, nunca deixar medicamentos próximos ao chão nem encostados na parede. Também é necessário um espaço livre de poeira, resíduos de alimentos e animais. Lembrando que a umidade e iluminação interferem diretamente na qualidade dos produtos e precisam estar sob constante monitoramento.
Medicamentos termolábeis e o controle de temperatura
Deste modo, além das boas práticas gerais em relação a controle de entradas e saídas de produtos, higienização e sanitização do estoque, quando falamos em medicamentos termolábeis ou imunobiológicos, é necessário levar em consideração a temperatura adequada para a conservação dos mesmos.
Isso porque medicamentos desta categoria são sensíveis às variações de temperatura e precisam ser mantidos entre 2ºC e 8ºC ou até mesmo em graus negativos como por exemplo, -20ºC, e, no caso das vacinas contra o Covid-19, -90ºC a -60ºC.
A nossa estrutura aqui na RV Ímola contém um armazém climatizado, cadeia fria e transporte refrigerado, itens essenciais para oferecermos um serviço de qualidade e segurança aos nossos clientes.
Portanto, é visível que quando se trata das condições sanitárias para transporte e armazenamento de medicamentos, é preciso seguir a risca todas as normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis para garantir o sucesso da operação.
Por: Adriana Oliveira