Higienização dos veículos e centros de distribuição garantem condições sanitárias adequadas para a armazenagem do medicamento - RV ÍMOLA

Blog

Higienização dos veículos e centros de distribuição garantem condições sanitárias adequadas para a armazenagem do medicamento

RV Ímola 10/03/2022
262 Comentários

Produtos hospitalares, incluindo vacinas e medicamentos de diversas categorias, precisam de cuidados durante o manuseio, armazenagem e transporte para que não ocorra a perda da sua eficácia. 

 

 

Além do cuidado que os integrantes envolvidos no processo precisam ter, os ambientes que abrigam esse tipo de material devem estar sempre higienizados, sanitizados e seguindo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. 

 

 

Boas práticas na armazenagem dos medicamentos 

 

A higiene ambiente e o controle de temperatura são de extrema importância para preservação dos medicamentos mas, todo o processo logístico precisa ser devidamente fiscalizado desde o recebimento dos produtos, tendo que verificar embalagens, datas de validade e documentação até a chegada às farmácias hospitalares e pacientes. 

 

Em relação a limpeza do centro de distribuição ou veículo, nunca deixar medicamentos próximos ao chão nem encostados na parede. Também é necessário um espaço livre de poeira, resíduos de alimentos e animais. Lembrando que a umidade e iluminação interferem diretamente na qualidade dos produtos e precisam estar sob constante monitoramento. 

 

Medicamentos termolábeis e o controle de temperatura

 

Deste modo, além das boas práticas gerais em relação a controle de entradas e saídas de produtos,  higienização e sanitização do estoque, quando falamos em medicamentos termolábeis ou imunobiológicos, é necessário levar em consideração a temperatura adequada para a conservação dos mesmos. 

 

Isso porque medicamentos desta categoria são sensíveis às variações de temperatura e precisam ser mantidos entre 2ºC e 8ºC ou até mesmo em graus negativos como por exemplo, -20ºC, e, no caso das vacinas contra o Covid-19, -90ºC a -60ºC.

 

A nossa estrutura aqui na RV Ímola contém um armazém climatizado, cadeia fria e transporte refrigerado, itens essenciais para oferecermos um serviço de qualidade e segurança aos nossos clientes. 

 

Portanto, é visível que quando se trata das condições sanitárias para transporte e armazenamento de medicamentos, é preciso seguir a risca todas as normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis para garantir o sucesso da operação. 

 

Por: Adriana Oliveira

Voltar