As entregas de delivery com drones são uma realidade ao redor do mundo, mas no Brasil só a empresa iFood é autorizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a utilizar estes equipamentos. No entanto é necessário ter certeza se estas empresas são adequadas para prestar estes serviços e para fazer isso elas precisam ser qualificadas, e é aí que a equipe da qualidade entra em ação!
Já imaginou se sua comida chegasse toda esparramada na sacola, por que a embalagem usada tinha uma vedação ruim ou o transporte não foi adequado? Daí a importância de qualificar os fornecedores, pois é neste processo que é avaliado se a empresa ou produto estão de acordo com os requisitos legais, sanitários e exigências da empresa, e neste caso se a matéria-prima utilizada na embalagem ou se é produzida de forma adequada, e se o meio de transporte utilizado é compatível com a carga.
A RV Ímola conta com diversos fornecedores espalhados pelas unidades, para aqueles que têm impacto direto ou indireto com os produtos, é essencial sua qualificação, não apenas para estarem de acordo com os requisitos da RDC n°430/2020 e toda a parte burocrática chata que sabemos que precisa ser cumprida, mas para que acima de tudo atendam ao que foi contratado!
Mas como? Avaliando suas documentações (licenças, alvarás, certificados, manuais e/ou procedimentos) e em alguns casos realizando uma auditoria no fornecedor, para então definir se estão aprovados, aprovados com restrição ou reprovados. E não para por aí! Após contratada, a empresa é monitorada quanto ao seu desempenho da qualidade das entregas dos produtos e serviços frente aos requisitos especificados, e requalificada a cada 3 anos. Mas se cometer um deslize, a empresa é desqualificada!
Fiquem de olho e nos ajudem a contratar provedores externos que forneçam serviços e produtos de qualidade e dentro da lei!
Carla Cshunderlick
Analista de Validação Jr. – GRU1