Logística farmacêutica: otimize o processo - RV ÍMOLA

Blog

Logística farmacêutica: otimize o processo

RV Ímola 11/07/2024
281 Comentários

Logística farmacêutica é um mercado que exige excelência e produtividade para garantir segurança aos clientes e se manter viva.

Todos sabemos que a qualidade é essencial para uma indústria. No entanto, quando falamos em logística farmacêutica, ela se torna um fator ainda mais importante, já que qualquer falha pode impactar na saúde de alguém, seja com efeitos colaterais indesejados, completa ineficácia ou até consequências mais drásticas. É por isso que as regras e padrões no armazenamento e transporte de medicamentos são tão rigorosos.

A garantia de qualidade é uma bússola fundamental, um compromisso que margeia todas as decisões da indústria e a forma como seus procedimentos são feitos. É essa obrigação legal e ética que constrói inovação e ferramentas, especialmente quando pensamos em outro fato crucial para o crescimento de uma empresa: a produtividade. 

 

Como encontrar harmonia entre garantia de qualidade e produtividade?

No mercado exigente em que vivemos, é impossível não pensar em como melhorar custos e tornar a cadeia cada vez mais produtiva. Afinal, a pressão competitiva e as demandas crescentes fazem a escala aumentar e trazem novos desafios, sem contar que pode levar a indústria a economizar e apressar etapas importantes, comprometendo os padrões de qualidade e levando a sérios riscos. 

Felizmente, apesar do que alguns acreditam, existe uma forma de equilibrar uma maior produtividade sem perder a garantia de qualidade: investindo em inovação. 

Hoje em dia, a tecnologia trouxe diversas ferramentas para a logística farmacêutica que, em conjunto com bons treinamentos e desenvolvimento interdisciplinar de todos na equipe, é a solução ideal para esse desafio. 

Na RV Ímola, vemos ótimos exemplos dessa harmonia entre qualidade e quantidade na rotina. Com câmaras frias, armazenamentos verticais e sistemas de controle de estoque como o CLIF, e monitoramento online da temperatura nos armazéns e veículos, nós não só garantimos que a alta demanda seja atendida sem perdas como asseguramos que a qualidade do medicamento será mantida durante todo o processo sem perder umidade ou alterar temperatura mais do que o permitido. 

A RV Ímola é uma aliada fundamental para esse equilíbrio.

Afinal, para garantir esse investimento constante em tecnologia e inovação, uma ótima saída é contratar uma empresa de logística farmacêutica, sempre checando a qualificação da transportadora. Dessa forma, sua empresa obtém experiência e conhecimento do mercado com a certeza de que vai equilibrar qualidade e produtividade sem problemas. 

Por Adriana Oliveira

Voltar