Logística hospitalar: como otimizar processos? - RV ÍMOLA

Blog

Logística hospitalar: como otimizar processos?

RV Ímola 14/04/2020
160 Comentários

Logística hospitalar é um ramo que demanda bastante investimento do setor da saúde para que clínicas e hospitais alcancem sucesso em seus processos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil investiu cerca de R$ 6,6 bilhões em serviços e ações na área da saúde nos últimos dois anos, representando cerca de 9% do PIB nacional. Ainda de acordo com informações do estudo “2018 Global Health Care Outlook: The evolution of Smart Health”, os gastos globais com cuidados com o setor devem crescer em uma taxa anual de 4,1% até 2021. Tudo isso mostra o quanto a logística hospitalar precisa se inovar para atender às expectativas do mercado.

logistica-hospitalar-como-otimizar-processosNesse sentido, muitas empresas de logística hospitalar e empresas de distribuição medicamentos devem ter processos muito bem estruturados para otimizar as atividades de transporte refrigerado, armazenamento de medicamentos, controle de estoque e outras soluções de logística essenciais para unidades de saúde. Além disso, é importante treinar as equipes e acompanhar as melhores práticas do mercado.

Neste artigo, listamos algumas dicas essenciais da RV Ímola para ter mais eficiência na gestão logística. Confira!

  • Analisar todos os processos de logística hospitalar contribui para melhor gerenciamento das tarefas e processos inerentes a cada atividade. A dica número um é mapear esses processos e construir um fluxo de trabalho.
  • Cuidar do armazenamento de medicamentos e dos sistemas de distribuição de medicamentos estão entre as responsabilidades da gestão logística hospitalar. Por isso, o estoque de remédios e insumos hospitalares deve seguir as regras estabelecidas pela Anvisa para controle de temperatura, higiene, manuseio correto dos produtos e muito mais. Esse cuidado é essencial para evitar desperdícios e falhas no abastecimento.
  • Manter bom relacionamento com fornecedores também é essencial para garantir mais agilidade no recebimento de novos pedidos. É necessário haver integração entre a empresa e prestador de serviço para melhorar o fluxo das atividades de gestão logística.
  • Usar sistemas tecnológicos para gestão do estoque também auxilia no sucesso do setor da saúde e na melhoria dos serviços prestados por clínicas e hospitais. Além de otimizar o trabalho administrativo dos gestores, esses sistemas ajudam no monitoramento e no fluxo correto de informações.
  • Uma gestão logística hospitalar eficiente também cuida da rastreabilidade dos medicamentos e insumos hospitalares presentes nos estoques dos hospitais. Por isso, é importante usar as soluções em logística e o rastreio dos códigos de barras para controlar tudo o que entra e sai das unidades.
  • Por fim, a última dica para ter êxito na logística hospitalar é: acompanhe os indicadores de desempenho e avalie o alcance das metas. Com esse trabalho, é possível ter uma visão mais estratégica e pensar em melhorias voltadas para a qualidade dos serviços, redução de custos, agilidade na separação de insumos hospitalares, unitarização de medicamentos e logística farmacêutica.

A RV Ímola é uma empresa de logística com ampla experiência no segmento da saúde e que vem, ao longo dos anos, investindo em soluções inovadoras para ampliar seus serviços. Entre os destaques da empresa, estão: Consultoria em Logística, Consultoria em Supply Chain, Transporte de Medicamentos, Gestão InHouse e muito mais.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre outras logística hospitalar e armazenagem de medicamentos, acesse aqui.

Voltar