Aguarde, carregando...

Soluções em transporte de medicamentos e gestão de logística hospitalar
Logística Hospitalar: dicas para uma gestão eficiente

21 de set de 2018 Blog

Logística Hospitalar: dicas para uma gestão eficiente

 

Logística hospitalar já representa um importante avanço no cenário da saúde, devido a sua alta capacidade estratégica de armazenar materiais.

Sendo um assunto bastante discutido na atualidade, os altos custos provocados pela administração ineficiente têm levado líderes e gestores a repensarem, com urgência, um modelo prático que otimize a gestão de clínicas e hospitais, trazendo melhorias tanto para a instituição, quanto para o paciente. E a logística hospitalar tem sido a melhor escolha, onde seu principal benefício está  na redução de custos na aquisição, movimentação e armazenagem de medicamentos e insumos, uma vez que a atividade garante maior controle de estoque, assegurando o produto certo, no momento certo, para o paciente certo, eliminando falta ou excesso de materiais.

Se por um lado há uma preocupação com os custos, por outro é preciso estar atento aos cuidados com a saúde. Para que a gestão de logística hospitalar se torne ainda mais eficiente, algumas iniciativas podem ser fundamentais para suprir, de forma rápida, as necessidades de uma organização. Vejamos:

Mapeamento de processos

Entender todo o sistema que rege a logística e gestão hospitalar, desde o planejamento das compras de medicamentos até a chegada ao consumidor final – paciente – , pode auxiliar na otimização e redução dos custos nas duas pontas: materiais e pessoas. Por isso, comece pelo planejamento, construa todo o fluxo, envolva a equipe, identifique os déficits, até que consiga reestruturar todo o processo e, por fim, reestruture o sistema, se houver necessidade.

Preparo do centro de distribuição

Medicamentos e insumos hospitalares devem ser armazenados com alto controle e rigidez, tendo em vista que são materiais perecíveis. Por esse motivo, estar atento aos detalhes pode fazer toda a diferença para a logística farmacêutica.  O ambiente deve estar sempre climatizado, na temperatura correta; assim como a organização dos materiais ser com total precisão, a fim de que não percam a validade. Uma boa dica de organização, por exemplo, é procurar colocar na prateleira da frente os medicamentos que mais são utilizados.

Mantenha laços com fornecedores

O fortalecimento de vínculos com fornecedores pode garantir reforço na eficiência da gestão logística de medicamentos, tendo em vista as possibilidades de manobras conjuntas que podem ser realizadas, em caso de  contratempos que possam surgir no meio do caminho da cadeia produtiva. Integrar o sistema que controla o estoque de medicamentos ao sistema de estoque de vendas do fornecedor otimiza pedidos e assegura abastecimento frequente. Esse tipo de logística pode evitar, por exemplo, o esquecimento de pedido por parte do funcionário que fica responsável pelo almoxarifado. Uma outra dica fundamental são as pesquisas em portais de compras como caminhos alternativos para pleitear melhores ofertas e prazos.

Uso da tecnologia a favor dos processos   

Explorar as facilidades propostas uso da tecnologia aumenta a eficiência de toda e qualquer empresa de logística hospitalar. Quando o sistema é integrado, o processo de comunicação é muito mais assertivo entre os setores e agiliza o trabalho de todas as equipes, o que garante aumento efetivo na produtividade e redução de falhas humanas. Sem contar que fica mais fácil e prático de monitorar  entrada e saída de medicamentos, através de rastreamento.

Uma outra sugestão também é o investimento em logística reversa, que possibilita reaproveitar medicamentos e insumos não utilizados na unidade origem para outras unidades médico-hospitalar. Formar parcerias com iniciativas públicas e privadas é uma ótima alternativa para manter a circulação desses medicamentos, suprindo a necessidade de toda população.

E, por fim, acompanhar os indicadores de desempenho é fundamental para garantir uma logística eficaz. Estipular metas de redução de custos com desperdícios, metas de qualidade na realização dos pedidos, agilidade nos processos internos são alguns caminhos que podem contribuir na otimização da gestão logística.

Esperamos que essas dicas proporcionem, de forma considerável, melhoria na eficiência dos processos. Se ainda assim não forem suficientes, busque auxílio de empresa especializada no assunto. A RV Ímola entende bem deste processo. Com todo know-how em logística hospitalar, a organização oferece as melhores soluções do mercado aos seus clientes, com melhor custo-benefício. Visite o site e conheça nossos serviços.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Para mais notícias, clique aqui.