Logística hospitalar é fundamental para a fluidez dos processos que envolvem desde a compra de material para a fabricação de medicamentos até o controle sobre a distribuição destes produtos ao consumidor final.
Uma logística hospitalar bem executada faz toda a diferença. E podemos notar isso, durante a pandemia do Coronavírus, que se espalhou pelo mundo há pouco mais de um ano, onde governos
tiveram que providenciar de forma imediata, equipamentos de proteção individual para a população e profissionais da linha de frente e insumos para a fabricação das vacinas.
Por isso, quando há necessidade de compra de materiais provenientes de outros países no auge de uma crise sanitária, é essencial a organização e planejamento de todas as etapas para evitar desperdícios e erros que geram prejuízos e levam ao colapso no sistema de saúde.
Etapas que envolvem a logística de medicamentos na pandemia
Deste modo, o início desta organização logística exigida em uma pandemia é marcado pela gestão de compras, onde são avaliados quais são as necessidades de compra do momento, melhores fornecedores e total controle da verba para que não falte.
Antes de finalizar a compra desses produtos hospitalares, é preciso analisar as condições do armazenamento e distribuição dos medicamentos para que a carga não fique inválida durante o trajeto até o local de destino e ficar atento à quantidade suficiente para toda a população.
Na RV Ímola, por exemplo, realiza todas estas etapas com uma equipe altamente capacitada e fazendo uso de tecnologia para garantir a eficiência da gestão de logística hospitalar.
O uso da tecnologia para a conservação de vacinas
Logo, quando as cargas a serem armazenadas e transportadas são vacinas, o cuidado é redobrado e a tecnologia se faz necessária para garantir que estes materiais tão sensíveis às variações de temperatura mantenham as suas propriedades farmacológicas.
Uma dessas inovações é o sistema WMS que permite a rastreabilidade de toda a logística hospitalar possibilitando até que ações preventivas sejam colocadas em prática. Além disso, a RV conta também com sistema de Cadeia Fria e Transporte Refrigerado.
Armazenamento em Cadeia Fria
Neste modelo de armazenamento de medicamentos termolábeis em Cadeia Fria, é possível ter gestão absoluta do estoque e monitoramento, em tempo real, de entradas e saídas de medicamentos e vacinas assim como a qualidade da temperatura, umidade e luminosidade para estarem sempre de acordo com as normas da ANVISA.
Transporte Refrigerado
Já no transporte em veículos refrigerados, a pesquisa antecipada sobre a melhor rota, a fiscalização da abertura e fechamento das portas dos caminhões e toda a higiene do local onde receberá a carga são fatores que devem ser verificados criteriosamente para que nenhum produto perca a sua eficácia.
Dito isto, é notória a importância da terceirização de uma empresa de gestão de suprimentos e logística hospitalar como a RV Ímola para que, tanto na rede pública quanto na rede privada, toda a população seja atendida com disponibilidade de leitos, EPI’s, medicamentos e, o mais importante, que o plano de vacinação esteja ao alcance de todos.
A RV Ímola é uma empresa especializada em logística hospitalar, armazenamento e transporte de medicamentos e oferece soluções inovadoras para o sistema de saúde. Sempre atenta às regras da Anvisa e em busca da melhoria contínua de seus processos, a companhia já foi premiada diversas vezes por oferecer serviços eficientes como: armazenagem de medicamentos, armazenagem hospitalar, gestão logística e Cold Chain.
Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.
Para mais notícias sobre transporte refrigerado, acesse aqui.
- RV Ímola