Medicamentos em segurança: A importância da gestão de qualidade no armazenamento de medicamentos. - RV ÍMOLA

Blog

Medicamentos em segurança: A importância da gestão de qualidade no armazenamento de medicamentos.

RV Ímola 11/05/2023
272 Comentários

A forma como se manuseia e armazena medicamentos pode ser a diferença entre a vida e a morte em muitos sentidos. Não só a saúde dos pacientes se torna primordial para quem trabalha no ramo, ter produtos com qualquer alteração no final do processo constantemente gera perdas, aumento de custos e cria um ambiente insustentável para qualquer negócio.

Administrar um estoque e garantir a eficácia de medicamentos durante todo seu transporte, enfrentando calor, umidade e ambientes adversos, é um desafio que exige muita responsabilidade e cuidado. Afinal, é de extrema importância que essa logística funcione e seja muito bem estruturada para se manter ao longo dos anos e permitir que sua empresa cresça com segurança.

Na RV Ímola, temos mais de 20 anos aperfeiçoando e investindo em tecnologias e treinamentos para os riscos naturais do processo de armazenagem e transporte hospitalar seja feito da melhor maneira possível, nos possibilitando ter mais de 7 anos sem nenhuma sinistralidade. 

 

Por onde começar o armazenamento hospitalar?

Pode-se dizer que para ter uma boa gestão de qualidade é preciso entender cada etapa inerente ao armazenamento de medicamentos, afinal são um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que englobam seis grandes atividades.

  • Recebimento

O processo de armazenamento de medicamentos começa desde o recebimento desses produtos, observando nos mínimos detalhes os requerimentos do fabricante, conferindo o estado de conservação de tudo e anotando no sistema essas informações para ajudar no acompanhamento do processo ou até mesmo devolver o item, caso chegue danificado.

 

Na RV Ímola, por exemplo, usamos um sistema de gestão logística chamado CLIF que ajuda a consolidar esses dados, desde o recebimento até a entrega, para garantir que temperatura, umidade e outros índices sejam bem administrados. 

 

  • Estocagem

Depois de recebidos e examinados, os medicamentos são levados para estoques ou Centros de Distribuição (CDs) para poderem ser organizados com segurança e rapidez conforme as diretrizes do fabricante e dos principais órgãos. De pallets a prateleiras, deve ser avaliado como cada produto deve ser guardado. Na RV Ímola, por exemplo, temos a Logimat, um tipo de armazenagem vertical usada para proporcionar uma redução de até 90% da área necessária para armazenamento e de mais de 70% nos trajetos percorridos para as atividades de armazenagem e picking, além de eliminar a ocorrência de erros.

  • Segurança

Montar um esquema de gerenciamento de risco é fundamental para qualquer logística desse tipo, especialmente se falamos de controle de qualidade dos medicamentos e possíveis roubos ou perdas de carga. Por isso, é importante investir em rotas inteligentes, transportes seguros, monitoramento constante de índices e rastreamento 24hs de tudo como a RV Ímola costuma fazer. 

  • Conservação

Esta etapa é crucial para manter o mais importante: a estabilidade dos medicamentos, ou seja, como conseguem preservar sua composição química e física para fazer efeito no paciente. Um bom exemplo disso é investir em formas de controle monitoramento online durante a armazenagem e transporte,  não apenas pensando na cadeia cadeia fria, mas também para todos os medicamentos em que existe todo um sistema de preservação das condições ideais durante o manuseio, transporte e distribuição de produtos que garante a manutenção da temperatura.

  • Controle

Durante todo o processo de entrada, saída e estocagem, é importante que esses dados sejam registrados e documentados para garantir que os procedimentos sejam feitos, o padrão seja mantido e até mesmo entender o que pode melhorar no processo, pois ajuda a identificar em que etapa algo deu errado, se der.

  • Entrega

Sejam pacientes ou instituições de saúde, o destino final de um medicamento é a última etapa que um gestor logístico como a RV Ímola fica responsável. É aqui que garantimos a eficiência de todo o processo até o transporte final nas melhores condições possíveis e necessárias, como a cereja no bolo que arremata uma boa gestão de qualidade.

 

Pode-se dizer que existem dois elementos essenciais que percorrem todas essas etapas: tecnologia e bons parceiros. Como pôde ver, inovações e ferramentas têm ajudado bastante no controle de índices e formação de procedimentos que realmente aperfeiçoem esses processos, assim como parcerias estratégicas como a RV Ímola auxiliam na gestão de qualidade trazem seu conhecimento e know-how de anos para garantir maior segurança para sua empresa.

 

 

Por Adriana Oliveira

 

 

Para saber mais sobre a RV Ímola, seus serviços e tudo sobre transporte hospitalar e armazenagem de medicamentos, acesse nosso blog e acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

Voltar