O mercado farmacêutico brasileiro se aproxima dos 5 maiores do mundo. Saiba como aproveitar essa oportunidade! - RV ÍMOLA

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O mercado farmacêutico brasileiro se aproxima dos 5 maiores do mundo. Saiba como aproveitar essa oportunidade!

RV Ímola 08/02/2024
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Segundo um relatório do IQVIA, em 2019, o Brasil já era o 6º maior mercado farmacêutico do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e da França. No entanto, seu crescimento tem sido tão grande que a Interfarma acredita que os resultados de 2023 vão fazer o país ultrapassar os Estados Unidos no ranking. 

 

E os números não param por aí! Varejistas e distribuidores de medicamentos compõem uma parte do PIB brasileiro que movimentou R$66 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021.

 

Com uma importância cada vez mais expressiva na economia mundial e brasileira, estar inserido neste setor significa se manter relevante e atualizado quanto às inovações e demandas atuais. E, como é um mercado complexo pela diversificação de clientes e uma cadeia de venda, distribuição, transporte e armazenamento complexa, é interessante estudar novos formatos de gestão comercial, e otimizar processos e desempenhos para, assim, melhorar a experiência do comprador. 

 

Por isso, a transformação digital constante se faz necessária e, aqui na RV Ímola, percebemos isso há bastante tempo. Há anos, investimos em estratégias que facilitem não só o dia a dia dos profissionais na operação de transporte e armazenamento de medicamentos quanto as equipes do comercial e marketing. 

 

Afinal, sistemas inteligentes como o CLIF, por exemplo, são uma forma de padronizar pedidos, unificar comandos e gerir o estoque de maneira controlada e otimizada sem que as equipes percam tempo na tomada de decisão ou os medicamentos sofram com perda de qualidade ou eficácia. 

 

Sem ajuda de tecnologias como essa, a gestão comercial e estratégica do setor farmacêutico não consegue atender a quantidade de demanda crescente e ainda minimiza qualquer gargalo de perda de vendas ou dificuldades de atingir metas. 

 

Na verdade, as vantagens vão muito além disso, dependendo do tipo de tecnologia utilizada. Hoje em dia, em 2024, existem 4 tendências fortes para o mercado:

 

Inteligência Artificial

Com a ajuda do IA e o uso do Big Data na organização comercial, é possível ter maior previsibilidade e respostas ágeis já que a tecnologia permite antecipar cenários e otimizar rotas, tornando a entrega dos medicamentos mais rápida e segura. 

 

Blockchain

Com informações a parte do banco de dados e sistemas alimentados por diversos usuários, é possível fazer o rastreamento de cargas e compartilhamento de frota para otimizar processos e desempenhos, e reduzir custos. 

 

ESG: Impacto ambiental, social e governamental

Uma visão holística da estratégia da empresa significa ir além do produto ou serviço e avaliar os impactos da organização na cadeia ao seu redor. Por isso, dar a devida atenção para o ESG tem se tornado fundamental para garantir a sustentabilidade dos negócios, e maior compliance e responsabilidade ética.

 

Atendimento Humanizado

Afinal, de nada adianta toda essa tecnologia sem ter alguém que compreenda nuances e tenha um julgamento crítico para avaliar e personalizar cada solução a devida situação nas relações comerciais e estratégicas existentes no setor.

 

Com estas tecnologias, é possível garantir que o mercado farmacêutico tenha cada vez mais resiliência e excelência, e, assim, um impacto positivo em toda a saúde global. Não é à toa que a RV Ímola continua se mantendo relevante e crescendo nesse mercado, antenada nas tendências e desafios com a devida inovação. 

 

 

 

 

 

 

Por Rui Freitas.

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