O que são etiquetas de autoclave e qual é a sua importância para o setor de saúde? - RV ÍMOLA

Matérias

O que são etiquetas de autoclave e qual é a sua importância para o setor de saúde?

RV Ímola 12/04/2022
281 Comentários

Instrumentos cirúrgicos e produtos hospitalares sempre devem estar higienizados e esterilizados para uso dos médicos e enfermeiros com os pacientes, pois essa é uma das principais formas de se evitar uma contaminação. 

 

Deste modo, a própria ANVISA determina regras a serem seguidas no processo de limpeza e armazenamento desses itens e uma das orientações é o uso das etiquetas de autoclave. 

 

O que é autoclave?

 

armazenagem-de-medicamentos-eficacia-da-camara-friaAntes de falarmos sobre as etiquetas, vou explicar de forma objetiva o que é a autoclave. 

Autoclave é um processo de esterilização que passa por um equipamento a vácuo e a vapor sob pressão. Esse aparelho é selado, o que faz aumentar a sua temperatura e pressão da água. As autoclaves por atingirem altas temperaturas são utilizadas no processo de esterilização de equipamentos.

 

Qual é a função das etiquetas de autoclave? 

 

Continuando no processo de autoclave, faz parte desta dinâmica etiquetar os instrumentos que estão dentro do equipamento para identificar seu nome e a quem pertence, seja um médico, enfermeiro ou até mesmo um paciente.

 

Mas, apesar de ser algo simples, não se pode usar qualquer etiqueta pois ela estará exposta a altas temperaturas, portanto, algumas fabricantes produziram modelos com materiais de alta resistência, qualidade e durabilidade para serem usadas nesse processo sem risco de danificação.  

 

Importância dessa identificação na área da saúde

 

Além dos hospitais, essas etiquetas são utilizadas em outros setores da saúde, afinal, são ambientes que também precisam do processo de esterilização para oferecer segurança à equipe e pacientes.  

 

Nos laboratórios, por exemplo, essa identificação serve para ser colocada em tubos de ensaio, medição e mistura. Já nos consultórios, incluindo os de estética e odontologia, agulhas, pinça clínica, brocas e raspador também devem estar 100% higienizados e livres de bactérias para uso. 

 

Aqui na RV Ímola, por exemplo, somos uma operadora logística que sempre preza pela qualidade do armazenamento de medicamentos e produtos hospitalares em geral, por isso, quando necessário utilizamos as etiquetas de autoclave em nossos processos. 

 

Diante do exposto, temos uma noção sobre a importância dessas etiquetas, que vai além do controle dos itens em si, elas representam economia de tempo, pois torna o dia a dia mais ágil. Além disso, reduzem as chances de erros no uso dos instrumentos e perdas dos materiais. 

 

A importância da qualificação térmica para medicamentos termolábeis

Por: Adriana Oliveira

Voltar