Transporte de medicamentos e seus cuidados - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos e seus cuidados

RV Ímola 24/09/2019
173 Comentários

Transporte de medicamentos é um tema que engloba muitos cuidados e regras específicas para que tudo ocorra de maneira planejada, sem prejudicar a eficiência dos produtos.

Ao contrário das mercadorias tradicionais, os medicamentos precisam ser armazenados de forma diferenciada durante o processo de transporte de medicamentos refrigerado, levando em conta fatores como iluminação, manuseio e a temperatura em si.

transporte-de-medicamentos-conheca-os-cuidados-necessarios

Regras para o transporte de medicamentos

As normas da Anvisa orientam sobre as boas práticas para essa atividade e informam as empresas de logística hospitalar sobre os procedimentos corretos durante a movimentação, armazenamento e distribuição dos medicamentos.

A Portaria 1.052/98 da Anvisa aborda uma série de obrigatoriedades relacionadas à Autorização de Funcionamento para empresas de transporte de medicamentos, incluindo documentação, área de atuação e pagamento de taxas. No caso do transporte de substâncias controladas, é necessário ter ainda a Autorização Especial de Funcionamento.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária conta, ainda, com a Resolução nº 329/99, que institui o Roteiro de Inspeção para Transportadoras de Medicamentos, Drogas e Insumos Farmacêuticos.

Uma das obrigatoriedades é a presença de um profissional da área de Farmácia durante o processo de transporte de medicamentos. O farmacêutico será a pessoa capacitada para assegurar que o sistema de logística esteja de acordo com as normas da Anvisa.

Cuidados no armazenamento de medicamentos

Outro ponto importante envolve o armazenamento de insumos hospitalares. O cuidado na logística de medicamentos não deve ser restrito apenas ao transporte de medicamentos, mas deve começar ainda no controle do estoque. Ou seja, as mercadorias devem ser armazenadas de forma correta para evitar riscos de contaminação, vazamentos ou outros problemas que interfiram na eficácia dos remédios.

Nesse sentido, a armazenagem e distribuição dos medicamentos precisa levar em conta quesitos como refrigeração, iluminação, exposição à umidade e ao sol. Em alguns casos, é necessário que o caminhão tenha um baú refrigerado ou compressores para aguentar percursos mais longos, principalmente em locais com temperaturas elevadas.

A antecâmara climatizada evita a proliferação de bactérias, assim como a cadeia fria (Cold Chain) mantém os produtos em boas condições. Esses detalhes da armazenagem refrigerada são essenciais para o controle térmico na gestão de logística hospitalar.

Planejamento adequado da rota

Muito mais do que pensar na armazenagem de medicamentos, no armazenamento hospitalar e na armazenagem climatizada, é preciso analisar estrategicamente as rotas a fim de garantir agilidade durante o transporte das mercadorias. Em caso de medicamentos mais sensíveis, deve-se levar em conta as rotas mais curtas.

O ideal é sempre planejar com antecedência, evitando vias com muito congestionamento ou falta de manutenção. Tudo isso é importante para um serviço eficiente de transporte.

Segurança no rastreamento das cargas

Além de planejar a rota adequada para o transporte dos medicamentos, outro fator que merece atenção da empresa de logística hospitalar é o rastreamento das cargas. O monitoramento é importante para o gerenciamento de risco e para conferir em tempo real o andamento de cada entrega.

Em casos em que ocorra falha mecânica, assalto ou outro tipo de incidente, é possível fazer o monitoramento para tomar as medidas necessárias de forma rápida. Tudo isso faz diferença na logística e gestão hospitalar.

Eficiência no transporte de medicamentos

A RV Ímola atua com Soluções em Logística para o ramo da saúde. Ao longo dos últimos anos, a empresa construiu uma extensa trajetória de sucesso no ramo de Tecnologia de Gestão Hospitalar, Transporte Refrigerado e na área de Consultoria Logística.

Sempre alinhada com valores como comprometimento e ética, a RV Ímola segue em constante crescimento no mercado nacional de gestão de logística de medicamentos e gestão in house.

Entre suas soluções, podemos citar o Controle de Temperatura (SensorWeb), o Sistema de gestão Logística (CLIF), o equipamento de Automação Logística (Logimat) e a Consultoria em Supply Chain.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, clique aqui.

Voltar