Transporte de medicamentos exige cuidados e boas práticas - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos exige cuidados e boas práticas

RV Ímola 18/05/2021
173 Comentários

Transporte de medicamentos é uma etapa da logística hospitalar que requer máxima atenção para que as propriedades farmacoquímicas da carga se mantenham intactas até o destino final. 

 

Por isso, a Anvisa exige em suas resoluções que as empresas que oferecem o transporte de medicamentos comoTransporte de medicamentos um de seus serviços, assim como a RV Ímola, sejam fiscalizadas regularmente, tenham legalização para o funcionamento e ofereçam uma estrutura adequada para o carregamento destes produtos hospitalares que são tão sensíveis. 

 

Exigências para o transporte de produtos hospitalares

 

Então, o ideal é que a transportadora disponibilize diferentes modais  para acelerar e otimizar o envio destes remédios e insumos, seja de forma aérea ou rodoviária. 

 

Além disso, para um transporte de medicamentos eficiente é necessário ter um farmacêutico realizando o acompanhamento dos processos, desde a criação do manual de boas práticas com treinamento de equipe até a fiscalização sobre a registrabilidade dos produtos.

 

Deste modo, por vezes é importante ter regras bem definidas sobre manuseio,  armazenagem e distribuição, além de uma atenção maior aos detalhes quando os materiais a serem deslocados forem medicamentos termolábeis.

 

Transporte de medicamentos termolábeis 

 

Neste transporte de medicamentos controlados é fundamental que os veículos sejam climatizados e possuam dispositivo que possibilite o monitoramento constante de todo o percurso.

 

É fundamental também, que a equipe seja habilitada para esta logística pois, em qualquer caso de emergência, manobras serão necessárias para evitar a invalidez dos insumos. Por isso que uma AE (Autorização Especial) por parte da ANVISA é exigida neste transporte refrigerado para medicamentos 

 

Na RV, por exemplo, algumas tecnologias e softwares auxiliam na automação dos processos e garantem total controle desta armazenagem e distribuição de medicamentos. 

 

 

  • CLIF

 

 

Uma dessas tecnologias é a Central Logística de Inteligência Farmacêutica, o CLIF que foi desenvolvido pela RV unindo os sistemas de WMS e Supply Chain que permite o controle absoluto de todo o estoque, desde o recebimento dos medicamentos até a sua dispensação. Esta inovação evita a perda de produtos que passaram da validade.

 

 

  • Monitoramento e Rastreabilidade da carga

 

 

O gerenciamento de risco também faz parte da inteligência que a RV Ímola utiliza em sua logística hospitalar e transporte em veículos refrigerados. 

 

Através das ferramentas de GPRS e GSM é possível ter mais agilidade e alta previsibilidade de possíveis perdas. Este monitoramento permite a rastreabilidade da carga 24 horas por dia ao vivo e o controle da abertura das portas dos caminhões, algo primordial para que não ocorra drástica variação de temperatura.

 

Portanto, é notória a necessidade do cumprimento de todas as normas pré- estabelecidas pelas agências reguladoras antes de se realizar o transporte de medicamentos para que não ocorram prejuízos e ineficácia das substâncias durante o trajeto.

 

E para isso, você pode contar com a RV Ímola que é uma operadora logística especializada em gestão, armazenagem e transporte de produtos hospitalares.Com diversos prêmios, a RV é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. 

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre logística hospitalar e transporte de medicamentos.

Para mais notícias sobre soluções em logística, acesse aqui.

 

 

  • RV ÍMOLA

 

 

Voltar