Transporte de medicamentos refrigerados e os desafios para manter a integridade da carga - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos refrigerados e os desafios para manter a integridade da carga

RV Ímola 29/07/2021
0 Comentários

Transporte de medicamentos precisa respeitar as normas de agências reguladoras, para que insumos e remédios cheguem ao destino com suas propriedades preservadas.

 

Transporte de medicamentos refrigerados é um dos grandes desafios da logística hospitalar pois precisa seguir normas das agências reguladoras e garantir as propriedades farmaco-químicas dos produtos termolábeis. 

 

Exigências da ANVISA para o transporte refrigerado

 

transporte de medicamentos refrigeradoSabendo da alta perecibilidade e sensibilidade dos medicamentos intitulados como termolábeis, é que a Agência Nacional da Vigilância Sanitária, determina em suas resoluções, as  boas práticas que devem ser seguidas durante o transporte de medicamentos refrigerados. 

 

Por isso, empresas de soluções em logística como a RV Ímola precisam de estrutura totalmente adequada e que atenda as exigências para ter o funcionamento habilitado. 

 

Algumas exigências da ANVISA são:

 

  • Equipe dedicada – ter uma equipe exclusiva para a função é fundamental, assim como a presença de um profissional farmacêutico para elaborar o manual que deve ser seguido por todos os envolvidos no transporte refrigerado. 

 

  • Frota equipada – seja no modal aéreo ou rodoviário, os veículos devem ser climatizados, totalmente higienizados e possuir tecnologia que permita o monitoramento durante todo o percurso. 

 

  • Autorização – qualquer transportadora de medicamentos precisa da Autorização de Funcionamento de Empresa e a Autorização especial, a última, é específica para o transporte de medicamentos refrigerados. 

 

Armazenagem de medicamentos termolábeis durante o transporte 

 

Além da preocupação com a armazenagem de medicamentos após a sua fabricação, também deve-se atentar a qualidade de armazenamento no interior dos veículos, isso porque no caso das vacinas e insumos, a temperatura ambiente deve se concentrar entre 2ºC e 8ºC.

Além disso, o espaço deve ser suficiente para abrigar a carga sem danificar as embalagens. 

 

 

  • Planejamento de rota

 

 

Também é necessário fazer um gerenciamento de riscos considerando o planejamento da rota para evitar, no caso de um trajeto longo, que se caminhe por rodovias com asfalto em más condições que possam vir a comprometer o carregamento e atrasar o prazo de entrega. 

 

Portanto, ter cuidado com os desafios impostos durante o transporte refrigerado como a qualidade da temperatura ambiente e seguir corretamente as normas estabelecidas pelas agências reguladoras vai além de fazer apenas o correto, é uma questão de segurança e compromisso com o que será entregue ao paciente

 

Especialista em soluções logísticas, armazenamento e distribuição de produtos hospitalares para o sistema de saúde, a RV Ímola possui diversos prêmios e é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais.  

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre o transporte de medicamentos.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, armazenagem e transporte de medicamentos, acesse aqui.

 

RV Ímola

Os comentários estão fechados.

Voltar