Transporte de medicamentos precisa respeitar as normas de agências reguladoras, para que insumos e remédios cheguem ao destino com suas propriedades preservadas.
Transporte de medicamentos refrigerados é um dos grandes desafios da logística hospitalar pois precisa seguir normas das agências reguladoras e garantir as propriedades farmaco-químicas dos produtos termolábeis.
Exigências da ANVISA para o transporte refrigerado
Sabendo da alta perecibilidade e sensibilidade dos medicamentos intitulados como termolábeis, é que a Agência Nacional da Vigilância Sanitária, determina em suas resoluções, as boas práticas que devem ser seguidas durante o transporte de medicamentos refrigerados.
Por isso, empresas de soluções em logística como a RV Ímola precisam de estrutura totalmente adequada e que atenda as exigências para ter o funcionamento habilitado.
Algumas exigências da ANVISA são:
- Equipe dedicada – ter uma equipe exclusiva para a função é fundamental, assim como a presença de um profissional farmacêutico para elaborar o manual que deve ser seguido por todos os envolvidos no transporte refrigerado.
- Frota equipada – seja no modal aéreo ou rodoviário, os veículos devem ser climatizados, totalmente higienizados e possuir tecnologia que permita o monitoramento durante todo o percurso.
- Autorização – qualquer transportadora de medicamentos precisa da Autorização de Funcionamento de Empresa e a Autorização especial, a última, é específica para o transporte de medicamentos refrigerados.
Armazenagem de medicamentos termolábeis durante o transporte
Além da preocupação com a armazenagem de medicamentos após a sua fabricação, também deve-se atentar a qualidade de armazenamento no interior dos veículos, isso porque no caso das vacinas e insumos, a temperatura ambiente deve se concentrar entre 2ºC e 8ºC.
Além disso, o espaço deve ser suficiente para abrigar a carga sem danificar as embalagens.
Planejamento de rota
Também é necessário fazer um gerenciamento de riscos considerando o planejamento da rota para evitar, no caso de um trajeto longo, que se caminhe por rodovias com asfalto em más condições que possam vir a comprometer o carregamento e atrasar o prazo de entrega.
Portanto, ter cuidado com os desafios impostos durante o transporte refrigerado como a qualidade da temperatura ambiente e seguir corretamente as normas estabelecidas pelas agências reguladoras vai além de fazer apenas o correto, é uma questão de segurança e compromisso com o que será entregue ao paciente
Especialista em soluções logísticas, armazenamento e distribuição de produtos hospitalares para o sistema de saúde, a RV Ímola possui diversos prêmios e é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais.
Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre o transporte de medicamentos.
Para mais notícias sobre logística hospitalar, armazenagem e transporte de medicamentos, acesse aqui.
RV Ímola