O transporte de medicamentos é uma tarefa bastante desafiadora, pois exige investimento constante de novas tecnologias.
Transporte de produtos hospitalares se tornou um processo logístico essencial para driblar os obstáculos e vencer o combate ao coronavírus e, por isso, algumas exigências foram atualizadas para que o carregamento seja feito de forma plena e eficiente.
Novas medidas para o transporte de medicamentos em meio à pandemia
Deste modo, no mês de março, instituições fiscalizadoras como a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes publicou uma nova resolução no diário oficial da cidade de São Paulo no que se refere ao transporte de produtos hospitalares. No documento, está declarado que a norma atual é:
- Dispensar restrições de circulação de veículos que estejam transportando produtos hospitalares, incluindo gases, em todo o sistema viário do município.
E a Agência Nacional de Transportes Terrestres também divulgou uma nova medida que suspende qualquer proibição de tráfego em rodovias monitoradas pelo órgão, que contenham principalmente oxigênio, até ser decretado o fim da pandemia de COVID-19.
Condições gerais para o transporte de produtos hospitalares
Por isso, empresas de transporte de medicamentos, além de terem que seguir as normas da ANVISA e outras agências reguladoras, necessitam de estrutura especial em sua frota para que o carregamento seja realizado de forma a proteger a integridade dos remédios e insumos.
Sendo assim, o cuidado se estende também à escolha da melhor rota para que esse transporte de medicamentos seja feito de maneira mais rápida e segura, procurando sempre evitar trajetos que tenham ocorrência de roubos de carga ou que estejam com o asfalto em condições ruins.
-
Transporte Refrigerado
Logo, quando se trata de medicamentos termolábeis, o transporte em veículos refrigerados precisa seguir todas essas condições gerais que envolvem higienização, sanitização e ser 100% controlado quanto a qualidade da temperatura, umidade e luminosidade para que não ocorram variações prejudiciais a esses materiais tão sensíveis.
Portanto, é imprescindível que operadoras logísticas como a RV, fiquem sempre atentas às condições dos serviços prestados e sobre as constantes atualizações das normas a serem seguidas no transporte de produtos hospitalares.
Especialista em soluções logísticas, armazenamento e distribuição de produtos hospitalares para o sistema de saúde, a RV Ímola possui diversos prêmios e é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais.
Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre logística de medicamentos e transporte refrigerado.
Para mais notícias sobre logística hospitalar, armazenagem e transporte de medicamentos, acesse aqui.
RV Ímola