Transporte refrigerado: desafios e importância - RV ÍMOLA

Blog

Transporte refrigerado: desafios e importância

RV Ímola 17/12/2019
274 Comentários

Transporte refrigerado de medicamentos é um tema que faz parte da rotina de empresas de logística e tem grande relevância para a indústria farmacêutica.

Como já mencionamos em outros artigos do blog, o transporte refrigerado ajuda a evitar prejuízos que causam danos gigantescos aos cofres das unidades de saúde. Isso porque os sistemas de cadeia fria possuem tecnologia de ponta para preservar as substâncias dos medicamentos mais sensíveis, impedindo que fatores como temperatura, iluminação e umidade prejudiquem as propriedades terapêuticas dos remédios.

transporte-refrigerado-desafios-e-importancia

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% das vacinas produzidas no planeta chegam deterioradas aos seus destinos por conta de falhas nos processos de cadeia fria, falta de controle de estoque ou outros problemas relacionados ao transporte refrigerado.

Sem dúvidas, quem sai perdendo com isso são os pacientes que precisam de terapias eficazes para o tratamento de doenças. No entanto, é possível superar esses desafios por meio de serviços de logística que priorizem o gerenciamento de risco, o rastreamento adequado das cargas de medicamentos e o planejamento estratégico de rotas.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que o transporte refrigerado deve contar com a presença de um farmacêutico. As empresas de logística também precisam de autorização especial para transportar esse tipo de carga e seguir normas rigorosas da vigilância sanitária.

O uso de tecnologias para controle de temperatura, o investimento constante em equipamentos e a capacitação das equipes sobre as diretrizes do Ministério da Saúde garantem um serviço adequado em gestão de medicamentos e transporte climatizado.

A RV Ímola, empresa de logística premiada por possuir as melhores práticas em logística de medicamentos e cadeia fria, oferece aos clientes do setor público e privado de saúde diversas soluções em logística.

Além de Automação Logística (Logimat), Sistema de Gestão Logística (CLIF) e Controle de temperatura (SensorWeb), a companhia disponibiliza Consultoria em Supply Chain e outras tecnologias de gestão logística hospitalar. Tudo isso porque a RV Ímola tem a missão de contribuir para o crescimento estratégico do setor de saúde e beneficiar a sociedade como um todo.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre transporte refrigerado e outras soluções em logística, acesse aqui.

Voltar