Vocês Sabem Qual o Significado do Símbolo do Lixo? - RV ÍMOLA

Minuto com a Qualidade

Vocês Sabem Qual o Significado do Símbolo do Lixo?

RV Ímola 02/10/2023
272 Comentários

A 1° seta representa a indústria, a 2° seta representa o consumo e a 3° representa a reciclagem ou destino.

Logística Reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a terceira seta, sendo, o reaproveitamento/reciclagem ou destinação final. É uma das atividades mais importantes realizadas por operadores logísticos e transportadoras que aprendemos e praticamos diariamente em nossas casas.

COMO ASSIM LOGISTICA REVERSA NA MINHA CASA?

Quando falamos em logística reversa a primeira coisa que temos que pensar é no tratamento dos resíduos e destinação final do nosso lixo, SIM LIXO É LOGISTICA REVERSA.

Desde início os seres humanos geram resíduos, mas antes os resíduos tinham apenas origem orgânica e não geravam impactos ambientais já que boa parte voltava para o solo em forma de adubo.

Com o aumento da população, avanço e modernização da indústria a característica e quantidade desses resíduos mudaram, trazendo diversos impactos ambientais e sociais. Estima-se que uma pessoa gera 379 kg/ano de resíduos (Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020).

Daí a importância da realização da logística reversa dos resíduos gerados!

E COMO ISSO DEVE SER APLICADO NA ROTINA OPERACIONAL DA LOGISTICA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS?

Um produto pode retornar para o armazém do operador logístico por diversos motivos, os mais simples são RECUSADEVOLUÇÕES e AVARIAS, também existem motivos mais complexos que necessitam de uma atenção especial já que envolve comunicado as autoridades sanitárias como FARMACOVIGILANCIASINISTROS e RECALL.

A área destinada para produtos de LOGISTICA REVERSA deve ser SEPARADA dos demais materiais. Assim como não deixamos os RESIDUOS das nossas casas em qualquer lugar, o mesmo procedimento deve ser adotado nos centros de distribuição, ou seja, produtos condenados ou aguardando avaliação não podem ter misturas e ficar no mesmo ambiente que os produtos disponíveis para uso, assim como itens aguardando avaliação não podem ficar com produtos que estão aguardando o final do seu ciclo (destruição).

BOM SE O TEXTO COMPARA LOGÍSTICA REVERSA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS COM RESÍDUOS DOMÉSTICOS, ACREDITO QUE POSSO DESCARTAR DA MESMA FORMA!

CLARO QUE NÃO!

Jogar medicamentos fora de uso, vencidos, avariados no lixo comum ou no vaso sanitário de casa pode gerar danos ao meio ambiente, ao ser descartado pela rede de esgoto afeta diretamente a água. Lembrando que existem pontos de coleta em drogarias para o descarte correto.

E os resíduos gerados na RV Imola?

Na RV Ímola, temos um departamento focado e especializado em Meio Ambiente desempenhando um papel vital na gestão de resíduos, licenciamento ambiental, nas ações de ESG e na adoção de medidas que visam a preservação dos recursos naturais, contribuindo assim para a sustentabilidade a longo prazo da organização.

Rodrigo Oliveira – Supervisor Farmacêutico

Bruno Martins Pau Ferro – Analista Ambiental

 

Voltar