Investir em logística farmacêutica é fundamental para 2023 - RV ÍMOLA

Blog

Investir em logística farmacêutica é fundamental para 2023

RV Ímola 26/12/2022
160 Comentários

Segundo dados do Fórum Expectativas 2023 da Sindusfarma, o mercado farmacêutico deve crescer 10% em 2023, e 57% das empresas do setor estão otimistas em relação à economia e à criação de empregos no país. Apesar das compras públicas estarem em queda, as vendas para clínicas e hospitais cresceram em 2022 e podem aumentar no próximo ano. 

 

Esse cenário que se forma mostra bem como nosso mercado cresceu em importância e investimento desde o começo da pandemia. Com o aumento repentino na demanda e a incorporação de novas tecnologias com uma rapidez sem comparação, o setor de medicamentos passou a dar maior relevância à gestão logística hospitalar e otimizar processos como nunca antes.

 

O que, para muitos, pode ter sido uma das consequências da Covid-19, na RV Ímola já era algo constante na nossa rotina desde o início, em 2010. Nosso investimento em tecnologia e olhar focado nas tendências nos move a inovar constantemente em processos e entender como melhorar a experiência do cliente, estimulado por dois pilares:

 

Armazenamento de medicamentos

Em busca da manutenção de qualidade e eficácia dos medicamentos, especialmente termolábeis, a RV Ímola usa a armazenagem vertical (Logimat) para otimizar espaço e ganhar agilidade na transição dos produtos com maior ergonomia e segurança. Além disso, somos referência em cadeia fria, conseguindo ter precisão e controle de índices como temperatura e umidade, importantíssimos para manter o produto em sua melhor forma.

 

Unindo um bom software de WMS (Warehouse Management System) e Supply Chain (gestão de cadeia de suprimentos), temos um sistema próprio de gestão logística que se conecta com o de nossos clientes chamado CLIF. Com uma tecnologia assim, é possível fazer controle de estoque e estar a par de todo o processo, desde a requisição de material até a chegada ao consumidor ou cliente final. 

 

Transporte de medicamentos

Para um bom transporte de medicamentos, além de assegurar que as condições do produto sejam mantidas, sempre buscamos preservar a segurança geral do serviço que está sendo feito. Afinal, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), os roubos de carga tiveram um aumento de 11,7% no Brasil em 2021, chegando a um prejuízo de pouco mais de 1 bilhão de reais. Isso significa que tecnologias como sistemas de rota inteligente e gerenciamento de risco são grandes aliados da RV Ímola para evitar esse tipo de risco e aumentar a confiabilidade com nossos clientes, assegurando um acompanhamento integral da cadeia. 

 

Em meio a listas de promessas para o ano que surge, é importante que empresas entendam como 2023 pode ser a oportunidade perfeita de aproveitar o crescimento da indústria farmacêutica para estar a par das inovações tecnológicas que irão otimizar sua gestão logística e permitir que ganhe em produtividade e custo-benefício, como a RV Ímola vem fazendo ao longo de seus 20 anos de história.

Essa é a minha alegria!

Por Roberto Vilela

Voltar