Logística de medicamento têm reduzido custos e otimizado processos com a ajuda da tecnologia.
Segundo o IBGE, a indústria farmacêutica é o setor que mais investiu em pesquisa e desenvolvimento em 2022, atingindo 67% das empresas da área (em contraste com 34% das indústrias em geral). Isso significa que a tecnologia tem se tornado cada vez mais parte da rotina da logística de medicamento e seus processos, e, por isso, é fundamental entender como utilizá-la da melhor forma.
Como uma parceira logística da indústria farmacêutica, a RV Ímola sabe bem como fazer isso. Por aqui, estamos sempre investigando novas formas de fazer determinado processo e investindo em soluções inteligentes que se traduzam em ferramentas e tecnologias mais eficientes. E, acredite, existem muitas!
Que tipo de tecnologia ajuda no desenvolvimento da logística de medicamentos?
Rastreabilidade e segurança
Cada medicamento tem sua necessidade específica, seja nos padrões da ANVISA ou do fabricante, para manter suas propriedades intactas durante todo o trajeto. Por isso, é crucial que cada etapa do processo seja acompanhada e monitorada nos mínimos detalhes, assegurando a qualidade do produto até o fim.
Um software como o CLIF, por exemplo, é perfeito para isso.
Na RV Ímola, unimos o melhor do WMS (Warehouse Management System) e Supply Chain (gestão da cadeia de suprimentos) para criar o CLIF, um sistema específico para a logística de medicamentos que tem todas as ferramentas necessárias para se gerir um estoque. Dessa forma, garantimos controle desde a requisição do material até a chegada ao paciente ou armazenamento hospitalar. Com ele, é possível gerar relatórios de tela e visualizar a rotina da operação de forma conectada ao sistema do próprio cliente, realizando os backups necessários e exigidos pela ANVISA.
Monitoramento de condições específicas
Além de rastrear cada movimento do medicamento, existem certas condições no centro de distribuição de medicamentos que devem ser asseguradas até o final. Índices como umidade, temperatura e ventilação são importantes de serem monitorados, por isso vale a pena investir em soluções de cadeia fria como armazenagem climatizada e refrigerada, infraestrutura de crossdocking e veículos equipados de câmara fria, como a RV Ímola faz.
Otimização de rotas
Com bons meios de transporte e armazenamento, é crucial guiar essas entregas da maneira mais inteligente possível. Por isso, na RV Ímola, usamos sistemas de rota que constroem o melhor itinerário, evitando locais conhecidos por roubos de carga, horários de maior trânsito e trajetos mais problemáticos.
Assim, em conjunto com uma central de informação em tempo real 24hs por dia, é possível transformar o transporte de medicamentos em uma tarefa com menores custos e perdas, e maiores índices de satisfação.
Aproveitamento de espaço
Outra boa forma de reduzir gastos é investindo em sistemas de armazenamento hospitalar e de medicamentos que facilitem o processo de picking e controle de estoque. Com o Logimat, a RV Ímola conseguiu reduzir, por exemplo, até 90% da área necessária para esse tipo de atividade e mais de 70% nos trajetos. Isso representa economia de espaço, segurança e ergonomia proporcionados por uma simples – mas significativa – mudança de organização espacial.
Como pode ver, a tecnologia pode dar possibilidade incríveis para a indústria farmacêutica e fazer empresas como a sua se destacarem no mercado, construindo um bom custo-benefício sem perder qualidade ou produtividade na logística de medicamento.
Essa é a minha alegria!
Por Roberto Vilela