Transportadora de medicamentos: capacidade produtiva pode ser mais eficiente. - RV ÍMOLA

Blog

Transportadora de medicamentos: capacidade produtiva pode ser mais eficiente.

RV Ímola 25/04/2024
262 Comentários

Transportadora de medicamentos pode ser uma ótima aliada para um bom planejamento estratégico. 

Conhecer a capacidade produtiva da sua empresa pode ser fundamental para um futuro de sucesso. Afinal, aplicar metodologias e ferramentas ajudam indústrias farmacêuticas a entenderem melhor como funcionam sua produção, suas equipes e seu potencial de lucro. Mas pensar nessa capacidade vai ainda mais além; afinal, de nada adianta calcular isso tudo se não pensar na cadeia e se o produto vai conseguir ser entregue com segurança e qualidade pela transportadora de medicamentos, certo?

No entanto, para avançar, precisamos entender alguns conceitos.

 

O que é capacidade produtiva e quais são suas vantagens?

“Capacidade produtiva é a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa consegue produzir em um determinado período de tempo” (Sankhya, 2022), levando em conta todos os recursos, maquinário e custos. 

Para calcular essa capacidade produtiva, é fundamental pensar em certos aspectos como tempo de preparação das máquinas, paradas obrigatórias, quantidade de turnos, manutenção, número de funcionários por turno, entre outros. E cada combinação desses dados pode levar a tipos diferentes de capacidade produtiva:

 

    • Capacidade instalada: considerada quando esteja tudo em funcionamento máximo. 
    • Capacidade disponível: capacidade com o que realmente está disponível na indústria, levando em conta turnos, por exemplo.
    • Capacidade efetiva: leva-se em conta o planejamento de perdas.
    • Capacidade realizada: similar à capacidade efetiva, porém com adicional de perdas não planejadas como falta de energia, estragos e etc.

 

Medir e entender essa competência não só auxilia na formulação de soluções em logística como também estabelece uma linha de tempo da produção, permitindo um planejamento melhor de recursos e funcionários onde merece maior atenção. Dessa forma, você consegue utilizar melhor os insumos e matérias-primas, identificar gargalos e fazer previsões de vendas mais assertivas.

 

Quais estratégias pode usar para melhorar sua capacidade produtiva?

Revisar e otimizar processos

Revisar processos significa encontrar gargalos que reduzem essa capacidade produtiva e, assim, poder fazer melhorias na rotina de produção. Uma transportadora de medicamentos como a RV Ímola, por exemplo, usa soluções em gestão de logística hospitalar como o CLIF, um software de controle de estoque que ajuda a avaliar a produtividade e o tempo que leva cada etapa do processo para otimizá-lo.

 

Aumentar produtividade da equipe

A partir da sua capacidade, é possível entender quais equipes são mais produtivas e incentivá-las com bonificações e treinamentos, buscando formas de melhorarem suas performances, ou até mesmo abrir novos turnos de trabalho, contratando novas pessoas, se o custo envolvido fizer sentido. 

Na RV Ímola, fazemos treinamentos constantes com nossas equipes para garantir que saibam usar corretamente nossos equipamentos e estejam atualizados nos sistemas e tecnologias que usamos por aqui. Assim, a produtividade também aumenta a partir de novas estratégias. 

 

Investir em tecnologia

Como pode imaginar, a tecnologia ajuda e muito nessas horas! Sistemas ERP que integram áreas da empresa funcionam muito bem para garantir entregas mais rápidas, assim como o tipo de armazenagem de medicamentos também faz diferença. Na RV Ímola, usamos o Logimat, um tipo de sistema vertical que facilita o controle de estoque e picking de produtos, reduzindo em até 90% a área necessária para armazenar e mais de 70% nos trajetos percorridos. 

Além disso, a cadeia fria, sistemas de gerenciamento de risco e rotas inteligentes, por exemplo, ajudam a rede toda a se tornar mais produtiva, encontrando formas mais seguras e eficientes de manter a qualidade dos medicamentos durante todo o processo, mitigando riscos de roubo de carga e produtos vencidos.

 

Ter bons parceiros

Cuidar da capacidade produtiva exige que toda a sua cadeia também se preocupe com isso, fazendo questão que sua produção seja bem cuidada. Por isso, tenha parceiros ao seu lado com soluções em logística inovadoras e estratégicas. 

A RV Ímola é uma transportadora de medicamentos que cuida não só do trajeto do seu produto, como também incorpora toda a logística e armazenagem em suas soluções em gestão de logística hospitalar. Vale a pena conferir, não acha?

Por Guilherme Cunha.

Voltar